IBGE divulga estatística de produção agrícola e Petrolina e Juazeiro se destacam

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2008 às 22:00

Os dados relativos à Produção Agrícola Municipal, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que São Mateus (ES) teve o maior valor adicionado da agropecuária do País em 2006. Segundo o IBGE, São Mateus foi destaque em florestas plantadas para fabricação de papel e celulose na Pesquisa de Extrativa Vegetal e Silvicultura (PEVS 2006), com produção anual de 2,7 milhões de metros cúbicos de madeira, para fabricação de papel e celulose.

Os dados mostram que 186 municípios agregavam em 2006 aproximadamente 25% do valor adicionado da agropecuária do Brasil, enquanto 651 municípios brasileiros agregavam apenas 1%. Os 18 municípios com os maiores valores adicionados da agropecuária, juntos, representavam aproximadamente 5% do total, em 2006.

O levantamento, que reflete a crise do agronegócio de 2004 e 2005, destaca os municípios de Campo Verde e Sapezal, ambos no Mato Grosso, “apesar do menor volume e dos preços mais baixos da soja, do milho e do algodão herbáceo”. O IBGE também destaca São Desidério (BA), grande produtor de algodão herbáceo e soja; e Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), grandes produtores de frutas de alta qualidade, direcionadas principalmente à exportação. “Em 2006, Petrolina assumiu a liderança nacional na produção de uvas. Uberaba (MG), maior produtor estadual de cereais, principalmente milho, foi o 10º maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.”

(Venilson Ferreira)

IBGE divulga estatística de produção agrícola e Petrolina e Juazeiro se destacam

  1. David nomero De Macedo disse:

    ESSE É O MERITO DE TODO POVO PETROLINENSE E JUAZEIRENSE QUE TRABALHA NA AGRICULTURA, VOCÊS SÃO HEROIS, AGUENTAR ESTE SOL TEM QUE SER FORTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários