Pesquisa divulgada na noite de ontem (17) pelo Ibope indica uma queda de três pontos percentuais da presidente Dilma Rousseff (PT) na corrida sucessória do Palácio do Planalto. Conforme o levantamento, a petista caiu de 40% para 37% das intenções de votos – em relação à última rodada divulgada pelo instituto. No entanto, a chefe do Executivo nacional, com esse resultado, ainda levaria a disputa presidencial no primeiro turno.
Apesar da queda da presidente, os candidatos de oposição não conseguiram avançar em seus percentuais. O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, apareceu com 14% das intenções de votos. O ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, figura com 6%.
Na sequência, a pesquisa Ibope traz o Pastor Everaldo (PSC), com 2%; Denise Abreu (PEN), 1%; e Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) não alcançaram 1%.
Já os que anunciaram votos em branco ou nulo apareceram com 24%. Os que não sabem responder à questão somaram 13%.
A margem de erro da pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral com o número R-00078/2014, foi de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 10 e 14.
Troca de Eduardo por Marina
Apesar do PSB já ter anunciado que a ex-senadora Marina Silva será a vice de Eduardo Campos, o Ibope apresentou o cenário da substituição do presidenciável pela correligionária. Nesse caso, a ex-verde também apareceu na terceira colocação, com 10%. Aécio Neves e a presidente Dilma não variaram seus percentuais. As informações são da Folha de Pernambuco.