Idosos e deficientes vão ganhar credenciais da EPTTC

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2009 às 18:59

vagasEstacionar em locais reservados para idosos e portadores de deficiência sem a credencial exigida para esses casos poderá ocasionar multa a partir de 2010.

A informação é da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), que alerta sobre a importância da emissão do documento. O cartão permite que esses cidadãos encontrem vagas com mais facilidade, o que é válido tanto para quem estiver na condição de motorista como na de passageiro.

Segundo o gerente de Planejamento, Estacionamento e Sinalização, Abner Vasconcelos, a partir do próximo ano os carros estacionados nas vagas reservadas deverão, obrigatoriamente, colocar a credencial exposta no painel, com a frente voltada para cima. Quem for pego utilizando indevidamente o local, será multado, perderá pontos na carteira e terá o veículo removido. A infração está prevista no Código Brasileiro de Trânsito. (CBT).

O Contran estabelece como obrigatória a reserva de 5% das vagas para idosos e 2 % para deficientes. A credencial, que segue um modelo nacional, válida em todo o país, é importante para identificar as pessoas que têm direito a utilizar o local de estacionamento.

Quem ainda não fez o cadastro, poderá fazê-lo a qualquer momento, na sede da EPTTC, de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida 7 de setembro, nº 1582, KM-02.

O documento é emitido na hora. Para reforçar o cadastramento, funcionários da Empresa de Trânsito estarão, na próxima sexta-feira (27), das 8h às 14h, fazendo o cadastro das credenciais no Sesc.

Segundo Abner, o cartão não significa gratuidade no estacionamento. “Quem parar em uma vaga reservada, deve, além de disponibilizar o documento emitido pela EPTTC, colocar o cartão da zona azul”, informou.

Com informações da Ascom/PMP efoto ilustrativa norte.net

Idosos e deficientes vão ganhar credenciais da EPTTC

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    O Sr. Abner, tem demosntrado que é um profissionl bastantante justo na sua função de agente publico. A sua advertencia na materia acima subre a obrigatoriedade do cartão de estacionamento e do cartão da zana azul é correta, mas devo comunicar ao seu Abner que ontem durante a realização do encontrão mensal do CCD, aprovamos por unanimidade que vamos solicitar do Sr. Prefeito Julio Lóssio, o envio de um projeto de Lei para a Camara de Vereadores tornando gratuito para as pessoas com deficiencia e idosos o estacionamento na zona azul de Petrolina.

    JUSTIFICATIVA:

    Poucas pessoas com deficiencia possuem carro em Petrolina, a maioria dependem de favores de parentes, amigos e vizinhos para irem até os bancos, farmácias, comercio, hospitais etc. Assim sendo não é justo que as pessoas que prestam esses favores, ainda tenham que pagar estaconamento. Então o beneficio será para as pessoas com deficiencia que possuem carros e para os que conduzem uma pessoa com deficiencia portadora do cartão nacional de estacionamnto espedido pela EPTTC.

  2. Ivan disse:

    É bom que essa fiscalização se estenda também até o River Shopping.

  3. Absurdo!!! disse:

    COMO SOU INGÊNUO!!!
    EU PENSEI QUE TODOS AQUELES CARROS QUE PARAM NESSAS VAGAS JÁ TINHA ESSA CREDENCIAL!!!
    QUER DIZER QUE ATÉ 2010 É POR CONTA DO CÃO?
    ETA BRASIL ESCULHAMBADO!!!!!

  4. Geraldo Magela disse:

    Sou portador de sequela de poleo, e ao estacionar em uma vaga de deficiente, fui abordado pelo agente de transito, que meu carro nao tinha o cartao, portanto nao poderia estacionar ali, apesar de minha deficiencia ser notavel (visivel), percebi que se o carro nao tiver o cartao seria multado, quem é o deficiente o carro ou o proprio, outra fui informado que a cidade de São Bernardo do Campo , ira aderir ao cartao nacional do deficiente, mas se vier de outra cidade com cartao de deficiente serei tratado como cidadao comum (sem deficiencia), um absurdo, o fato de pagar o estacionamento é outro absurdo, nao pelo pagamento, mas pelo fato de nunca ter um posto oficial de venda de cartao de zona de estacionamento, e como fica o deficiente atras deste tal cartao, (apesar de ter sempre um agente multador por perto) temos que acabar com essa ipocrisia, seria muito mais facil facilitar para o deficiente do que dizer que esta facilitando, e essa difuldade é sempre nso governos..
    Magela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários