O drama de não ter como sacar dinheiro de suas contas vem afetando a vida de vários idosos que residem em Dormentes (PE) e Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco. De acordo com o leitor do Blog, Paulo Henrique, o problema é a falta de cédulas em espécie nos terminais eletrônicos do Bradesco nas duas cidades.
Segundo ele, apenas as máquinas instaladas nas farmácias e supermercados dispõem de cédulas para saque. O problema é que esses locais não são abastecidos pela agência. “Somente entra dinheiro com pagamento de contas e depósitos que as pessoas, e constantemente falta dinheiro”, informou. “Os idosos passam muito tempo esperando na fila, muitas vezes não conseguem sacar no mesmo dia, e têm de voltar no dia seguinte, principalmente pessoas do interior”, completou.
Paulo Henrique explicou que, com o advento do Pix, a circulação de cédulas tornou-se ainda mais restrita, e nem todos os idosos sabem lidar com essa novidade tecnológica. Além disso, muitos deles dependem do dinheiro em espécie.
“Os bancos alegam questão de segurança. Porém eles deveriam traçar uma estratégia para que o carro-forte viesse pelo menos no início do mês trazer o dinheiro, com a segurança reforçada na cidade, pra melhorar essa condição dos idosos, que ficam sofrendo, esperando muito tempo na fila, às vezes tendo de voltar no outro dia porque não tem dinheiro disponível para saques”, argumentou o leitor. Com a palavra, os citados.
Eu acho um absurdo uma cidade que tem agência bancária más não tem dinheiro no nos caixas p saque. As pessoas fica se humilhando em filas de supermercado p receber seus benefícios. Eu tem minhas dúvidas sobre isso. Se não tem alguém se beneficiando disso. TDS as vezes que vou ai e preciso sacar dinheiro. Tem que se assujeitar isso. MTS chega bem cedinho pra pegar a fila e vai sair bem tarde. Algo de errado aí tem