O avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem estimulado ações de união e solidariedade em todo o mundo. No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), uma iniciativa idealizada pelo professor Francisco Macedo de Amorim, apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), assegurou a doação de 150 litros de álcool 70% à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina (SEDESDH) e 20 litros à Casa Anjo da Guarda, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. A entrega aconteceu no último final de semana.
O produto, item essencial no combate a vírus e bactérias presentes em superfícies e ambientes, foi produzido graças a uma parceria com as Vinícolas Terranova e Mandacaru, que disponibilizaram mil litros de álcool. Com o apoio financeiro de professores do Campus Petrolina Zona Rural, foram adquiridos recipientes de 200 e 500 ml para, junto aos de 5 litros fornecidos pelas vinícolas, serem distribuídos às instituições.
Além da SEDESDH e da Casa Anjo da Guarda, serão beneficiados o Hospital Municipal de Lagoa Grande (PE), a Secretaria de Saúde de Petrolina e a plataforma Transforma Petrolina, que visa a ligar ONGs e projetos sociais que fazem trabalhos voluntários. O suporte logístico de transporte do material é disponibilizado pela Proext, que já está programando outras ações de enfrentamento ao avanço do Covid-19 no Sertão.