O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (4), um projeto de lei que propõe um conjunto de direitos para motoristas de aplicativos de transporte. Durante o evento, o presidente expressou sua insatisfação com a empresa iFood, atribuindo a ela “a responsabilidade pela ausência de um acordo para a regulamentação do trabalho dos entregadores”.
A proposta governamental não estabelece um vínculo de trabalho entre o motorista e o aplicativo, conforme previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Se aprovado, o texto garante aos motoristas um valor mínimo por hora trabalhada e a contribuição conjunta com as empresas para o INSS, tornando-os segurados da Previdência.
Luiz Marinho, Ministro do Trabalho, também expressou sua insatisfação com a empresa de entregas. Ele espera que o projeto “influencie outros segmentos a retomar as negociações. Segundo ele, a iFood e outras empresas alegam que o padrão de negociação proposto não se encaixa em seu modelo de negócio”. (De Agência)
É o amor! Pobre não come Ifood.
Vai dar o que falar, mas entendo que toda as atividades devem ser regulamentadas.
A proposta busca também aumentar a contribuição previdenciária e ao mesmo tempo dar mais segurança ao motorista de aplicativo, no sentido de assegurar seus direitos previdenciários.
Lula é uma verdadeira máquina.
Máquina do tempo, para fazer nós volta aos anos 2000 kkkkkk