O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) aprovou, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um repasse extra de R$ 500 mil para dar continuidade às atividades do ‘Supera São Francisco’. O projeto está em execução desde janeiro de 2022 e já beneficiou diretamente mais de 1.800 pequenos criadores de caprinos e ovinos, por meio do repasse de tecnologias, processos, produtos e serviços.
O Supera São Francisco trabalha diretamente no controle de verminoses em ovinos e suplementação mineral para caprinos e ovinos, totalizando mais de 100 mil animais atendidos.
O projeto busca tornar a cadeia produtiva da caprinovinocultura mais forte e rentável no Sertão Pernambucano. É o maior projeto-piloto com essa finalidade na região, abrangendo os municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Cabrobó e Orocó (em Pernambuco); e Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova (na Bahia).
Parceria
No IFSertãoPE, o Supera é gerido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e coordenado pela professora Drª Tatiana Neres, contando com a parceria da Embrapa Caprinos e Ovinos e da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Para a execução e cumprimento de 100% das metas propostas, o projeto conta ainda com o supervisor técnico Igor Magalhães e mais de 20 bolsistas que atuam nas atividades de campo e de laboratório.
O recurso extraordinário conseguido ampliará ainda mais as ações e beneficiará diretamente os pequenos criadores do Sertão pernambucano.