A agropecuária familiar voltada para a caprinovinocultura retorna à cena no município de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. É a 3ª Expocapri, que promete realizar quatro dias de negócios, debates, conhecimento e capacitação, entre 30 de julho e 02 de agosto de 2009, no Parque de Exposições Gumercindo Filgueira Sampaio.
O público esperado para o evento – que se consolida como um dos mais importantes da caprinovinocultura no interior do estado – é de cerca de 10 mil pessoas, além dos 500 produtores da agricultura familiar, cerca de 250 expositores, 1.600 animais e de aproximadamente 15 empresas fornecedoras de equipamentos, insumos técnicos e serviços para a atividade agropecuária. Estima-se que haja uma comercialização de animais e produtos da ordem de R$ 500 mil.
A Expocapri também será palco de debates por melhorias no segmento. “Com a presença do poder público e dos representantes dos agentes produtivos, fornecedores de insumos e parceiros, também discutiremos meios de implementar soluções que beneficiem o agronegócio com ganho para a cadeia produtiva da caprinovinocultura, através do desenvolvimento sustentável da atividade”, completou.
De acordo com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a caprinovinocultura pernambucana reúne 2,6 milhões de cabeças. O rebanho de caprinos é o segundo maior da Região Nordeste (16,78% de participação), o que equivale a 1,6 milhão de animais.
Já a de ovinos conta com mais de 1 milhão de cabeças, sendo o quarto maior plantel regional (11,71%). A exploração da atividade resulta na produção de carnes, peles, lã, leite e derivados.