A Secretaria de Turismo de Petrolina enviou uma nota à imprensa na tarde de hoje (4) esclarecendo a situação da Ilha do Fogo. A nota foi enviada um dia depois de manifestantes tentarem invadir o local, durante mais um protesto do Movimento ‘O Vale Acordou’.
A nota informa que a ilha só será liberada depois que a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) aprovar o projeto que prevê a implantação do Museu do Ribeirinho. A proposta está sendo finalizada pelo Grupo de Trabalho formado por representantes das prefeituras de Petrolina e Juazeiro, Univasf, IF Sertão-PE e sociedade civil organizada.
O projeto deverá ser enviado ainda este mês à SPU para apreciação e posterior deferimento. Até a definição da Secretaria, a Ilha continuará sob a guarda do Exército. O Museu do Ribeirinho é uma proposta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que consiste na criação de um museu com abrangência em áreas de interesse social e econômico, atuando também na promoção da cultura e difusão do turismo.
Segundo o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Prefeitura de Petrolina, Eduardo Cardeal, o objetivo é tornar o balneário um espaço que atraia turistas e agregue atividades culturais, como exposições e demais eventos.
Para reabertura da área ainda estão sendo planejadas adequações imediatas, como a construção de rampas de acesso e a reforma dos banheiros. As Prefeituras de Petrolina e Juazeiro assumiram a responsabilidade dos serviços essenciais de manutenção do local, como limpeza pública, coleta de lixo, coleta seletiva, fixação de lixeiras, iluminação pública e suporte de segurança na realização de atividades na ilha.
O negócio é… quando será aprovada???!!! Mas já é uma grande vitória das pessoas de fato conscientizadas com a questão da Ilha do Fogo… pois parece que parte da população só acredita no entendimento de que “a ilha era frequentada por marginais” e não veem que essa questão é mais do que tudo de ordem pública, pois com um bom policiamento e políticas que tornem-a mais atrativo para mais pessoas frequentarem, esse tipo de argumento nem caberia. Fora que falam tanto em marginais e nem sabem o que são marginais… Apenas queriam que as pessoas que se drogavam alí fossem se drogar em outro local. É a opinião de uma parcela meio burrinha, que tem pensamento minusculo e acham que tudo se resolve com repressão e exclusão dessas pessoas. PETROLINA MAIS DO QUE NUNCA, PRECISANDO DE EDUCAÇÃO!!!
Enviam uma nota falando da ilha e nada sobre o transporte publico da cidade? Não é possível que esses prefeitos n entenderam ainda! Estão querendo tirar o foco do movimento, dando a entender que foi por conta da ilha do fogo! O movimento tem os seus focos, mais acima de tudo é democratico, assim como tem pessoas protestando contra a saude, corrupção, etc, tem pessoas que querem a ilha de volta! E essa é uma luta justa, se la havia maconheiros n podemos generalizar, é simples, basta os prefeitos das duas cidades colocarem fiscalizações na area! Pronto, problema resolvido!
Meu amigo EU, a nota é sobre a Ilha do Fogo e você queria que falasse de lombada, transporte, sinal de trânsito?!
Prefeito banana isso que ele e!
OS DOIS PREFEITO SÃO BANANAS MESMOS. JUAZEIRO E PRETROLINA ESTÃO0 LASCADAS DE VERDADE ..