No dia da celebração dos 508 anos do Rio São Francisco, ontem (04), a Ilha do Massangano comemorou uma outra conquista que foi o Ponto de Cultura, que irá possibilitar o desenvolvimento de atividades socioculturais e maior valorização das manifestações artísticas na ilha.
Para a líder comunitária e vereadora Raimunda Sol Posto, a comunidade da Ilha do Massangano deu um passo importante numa luta que já vem sendo travada há muito tempo, que é o reconhecimento do Samba de Véio como um símbolo cultural de Petrolina e do Vale do São Francisco.
“O Samba de Véio é um dos cinco pontos vencedores em Petrolina. Os outros foram Matingueiros, Mulheres Rendeiras, Fundação Nilo Coelho, Raízes. Estamos felizes com o resultado e com esse momento, disse”. Raimunda Sol Posto agradeceu à Escola Técnica Federal do Recife, a parceria e os estímulos do dramaturgo Ariano Suassuna e do apoio da Prefeitura de Petrolina.
Uma das coordenadoras do Grupo Samba de Véio, Ângela Regina Sol Posto, destacou os esforços da comunidade da Ilha do Massangano em manter viva a tradição cultural, mesmo com as dificuldades diárias, como a falta de recursos.
De acordo com a coordenadora técnica do ponto de cultura em Petrolina, Maria Elisabeth Alves Figueiredo, a conquista do benefício para Ilha do Massangano é um resgate de um projeto que é importante não apenas do ponto de vista regional ou estadual, mas para o mundo.