O grave cenário hídrico do Rio São Francisco pode estar condenando um dos principais cartões turísticos de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Ponto obrigatório de banhistas, a Ilha do Rodeadouro a cada dia vai desaparecendo.
De uma visão aérea, como nesta foto, dá para perceber vários trechos da ilha completamente descobertos por conta da falta de chuvas na cabeceira do Rio São Francisco. E não só isso. Há também a ação humana predatória, que provoca sérios problemas como o assoreamento.
Já tem gente até acreditando que a Ilha do Rodeadouro, em breve, caminha para se unir ao continente. Será mesmo esse o fim?
Isso é o que dá o setor elétrico, tão importante para a sociedade moderna, ficar nas mãos do governo. O resultado é a dependência das hidrelétricas por falta de investimentos em outras fontes. Enquanto os países desenvolvidos avançaram com a energia nuclear, tornando-a barata e limpa, a bananalândia ficou parada no tempo com suas hidrelétricas caras e superfaturadas, para encher os bolsos das empreiteiras e meia dúzia de fornecedoras privadas operando sob reserva de mercado, quando não são estatais ineficientes e beirando a falência. Se não fôssemos dependentes das hidrelétricas não haveria tamanho controle da vazão do rio.
Transformaram a ilha em uma favela… um amontoado de barracos… pessoa invadindo a ilha e fazendo horríveis chácaras onde não podem… A MARINHA NADA FAZ, O IBAMA NA FAZ, O MPF NADA FAZ; OS MPES ambientais nada fazem.. CADÊ O PODER PÚBLICO ?
Só uma observação: A Ilha do Rodeadouro não caminha e já faz parte do continente.
Triste realidade.
A pouco tempo atrás podiamos dizer que a ilha era só sucesso para os banhistas da região e visitantes, uma ilha RODEADO_OURO (Turismo). Mas com o passar do tempo vemos este espaço de lazer sendo reclassificado como RODEADO_PRATA … RODEADO_BRONZE… RODEADO_LATÃO… RODEADO… É necessârio que o poder Público de Juazeiro e Petrolina se organize e junto com entidades diversas com a população encontre mecanismos de reverter esta situação. Como os restaurantes irão investir se lhe faltar eu, tú, ele, nós… alguns dos produtos alimentícios são produzidos na propria ilha. Mas desse jeito eles estão ILHADOS por problemas. Assim este rio não dá pra peixe.
Pôr quê só culpar a falta de chuva e as escoriações nas margens do riu?
Se o maior vilão dessa história se chama transposição… todos nós filhos de Petrolífera e Juazeiro sempre soubemos que isso ia acabar acontecendo… Agora vamos só esperar pra ver que providências são ser tomadas.