Dados do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) estimam que o Vale do São Francisco tem hoje cerca de 3 mil produtores de frutas. Destes, menos de 10% já comercializaram internacionalmente seus produtos. Foi com a proposta de ampliar estes números que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciou, na tarde da última terça-feira (2) em Petrolina, um investimento de R$ 680 mil para implantação do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação).
O anúncio foi feito pelo gerente de Relações Institucionais e Governamentais da ApexBrasil, Wilson Almeida, durante reunião com o prefeito Miguel Coelho, da qual participaram também representantes da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR).
Durante o encontro, Wilson Almeida destacou o potencial exportador do município e adiantou que serão capacitados inicialmente 100 produtores com perfil adequado para exportação. “Treinamos no ano passado, em todo país, aproximadamente 15 mil empresas no processo de exportação de forma planejada e segura e destas cinco mil são hoje efetivamente exportadores”, lembrou.
Miguel Coelho também destacou a importância das exportações para o município e definiu a chegada do PEIEX como um marco divisor visando ao incremento dos negócios em todos os segmentos produtivos da cidade. “A demanda por frutas tropicais no mundo é crescente. Transformando nossos produtores em exportadores ampliamos também nossas fronteiras, geramos mais empregos, mais renda, aumentando consequentemente a circulação de mais dinheiro em nossa cidade”, pontuou.
DINC
O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e presidente do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), José Loyo, chamou a atenção para a inserção dos pequenos e médios produtores no programa. “Uma iniciativa extremamente importante que vai proporcionar também aos pequenos e médios produtores um conhecimento abrangente das exigências dos mercados internacionais, das certificações, da rastreabilidade dos frutos, do certificado fitossanitário de origem”, evidenciou Loyo, enfatizando ainda que o programa vai responder também questões a exemplo da melhor forma de fazer a fruta chegar ao mercado externo e como negociar e formar o preço do produto para outro país.
As inscrições para o PEIEX são gratuitas e já podem ser feitas na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) ou através do site da ApexBrasil. (Fonte: CLAS Comunicação)
Medida importante: gera EMPREGOS e renda. Tudo que nosso povo precisa. O que muda é economia, que dá dignidade ao trabalhador. Coisa que PT e satélites são contra.
E o garçom continua prejudicando ate o que sustenta as cidades! Será que não percebe?