Em uma audiência realizada ontem (25) em Brasília entre produtores da agricultura irrigada do Vale do São Francisco, deputados, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, ficou definida que a solução imediata para contornar os efeitos da seca nos perímetros irrigados seria a implantação de sistemas flutuantes. A iniciativa custaria R$ 70 milhões, segundo a Codevasf. Já de acordo com os produtores, esse valor chega a R$ 80 milhões.
“A proposta é a implantação o mais rápido possível dos flutuantes para prevenir o colapso numa atividade que chega perto de uma geração de mais de 200 mil empregos diretos. Os produtores estão preocupados, porque a partir de agosto eles já começam a se preparar para a safra e essas medidas precisam ser tomadas agora para que não haja um grande prejuízo e um colapso na agricultura irrigada em Petrolina e região”, alertou o deputado estadual Odacy Amorim, que participou do encontro.
Segundo o parlamentar, a situação é preocupante e municípios e Governo do Estado também devem se mobilizar. “Em dezembro de 2002, a redução da vazão chegou a 6% do potencial do rio, mas a região tinha uma área irrigada menor. Por isso, essa urgência em que os municípios decretem emergência, que o governo do estado também acate esses decretos, para nesse cenário poder se dispensar a licitação para essa obra dos flutuantes”, esclareceu Odacy.
Fala sério. . Vamos rezar pois o piloto sumiu
O bom é que nessa reunião aí da foto Quase todas as autoridades da região estavam presentes: prefeitos, deputados federais e estaduais, secretário de agricultura, presidente do distrito, alguns conselheiros, porém nenhum representante da Codevasf Petrolina.
A omissão e o despreparo desse atual superintendente da Codevasf é algo nunca vista na nossa região. E eu que pensava que a desastrosa gestão da ex deputada não seria superada…
Esse sem dúvida vai ficar na história pela incompetência.