O jornal A Tarde de hoje divulgou números sobre o aumento de casos da meningite no estado da Bahia. Segundo a matéria os casos da meningite continuam a crescer na Bahia atingindo, até esta quinta, a marca de 2.218 casos notificados no Estado e 1.445 na capital. Os dados são do banco online da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio da Diretoria de Informação em Saúde (DIS) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).
Os dados referentes a Juazeiro veículados no jornal coloca a cidade em 10° lugar no raking de casos da doença, estando com assustadores 18 casos. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Rogério Leal que negou a informação. Segundo Rogério os dados de 2009 mostram que foram notificados 8 casos de suspeitas da doença, mas apenas dois casos foram confirmados até agora.
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias. O tipo viral mais leve é semelhante a uma gripe. A bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.