Inaugurada há pouco mais de uma semana em Juazeiro (BA), a Casa da Mulher Rural já vem recebendo elogios por parte da população beneficiada pelos serviços. A iniciativa da prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foi criada para ofertar, gratuitamente, serviços de qualidade para o suprimento das necessidades básicas das mulheres que vivem na zona rural e precisam de acolhimento ao se deslocarem até a sede do município para realizarem consultas, exames, atendimentos médicos, entre outros.
Ivoneide Maria de Souza, reside na Fazenda Marruá, localizada no distrito Junco, foi uma das mulheres acolhidas na Casa depois da sua inauguração. “Fui muito bem recebida por toda a equipe, fiz todas as refeições, me senti melhor do que estando em casa, pois aqui eu fui servida, tratada com carinho, atenção e respeito. Recebi toda orientação e apoio para realizar meus exames. Nossa prefeita está de parabéns, foi preciso uma mulher no comando da nossa cidade para ter a ideia de implantar uma casa como essa. Só me resta agradecer, por toda atenção e acolhimento“, declarou emocionada dona Ivoneide.
De acordo com a coordenadora da Casa, Miralva Cunha, a unidade possui dez leitos e oferece seis refeições ao dia por usuária, carro para realização do traslado necessário, além de disponibilizar uma equipe composta por psicóloga, assistente social, além do apoio da Secretaria de Saúde (Sesau) também fazem parte da estrutura ofertada. “Qualquer mulher com idade superior a 18 anos e sem condições financeiras para custear hospedagem, alimentação, residindo no interior do município pode utilizar o serviço”, explicou.
Miralva frisou ainda que a usuária pode ficar na casa de 3 a 5 dias, mas se a necessidade da permanência for superior ao prazo estipulado, a coordenação da casa, junto com a SEDES, analisará a necessidade e adequará o prazo.
A prefeita Suzana Ramos não poupa elogios ao falar sobre o equipamento, uma vez que, como mulher da zona rural, sempre sonhou em abrir um local voltado para este objetivo. “Sou a experiência viva das dificuldades enfrentadas pelas mulheres da área rural que precisam vir ao centro para resolver suas demandas de saúde e terem um espaço digno e humanizado. Poder proporcionar o apoio, o abrigo, a alimentação e todo o acompanhamento que se fizer necessário é motivo de muita alegria”, pontuou Suzana.
Serviço
A Casa da Mulher Rural está localizada ao lado da Catedral de Nossa Senhora das Grotas, esquina para Avenida Adolfo Viana, nº 54, Centro. Para solicitar o serviço da Casa e obter mais informações, é só entrar em contato através do telefone (74) 3612-3050.