Um incêndio atingiu plantações de cocos no Distrito de Maniçoba, distante cerca de 60 km da sede do município de Juazeiro (BA). O fato aconteceu na tarde da última desta sexta-feira (24), mas só foi divulgado pelo 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) neste domingo (26). Segundo o proprietário do lote atingido pelas chamas, ao fazer um fogo controlado para limpar uma área próxima à plantação, fagulhas atingiram as palhas de cocos e deu-se início ao incêndio.
Uma guarnição do 9º GBM comandada pela subtenente Maria Alice, realizou o combate ao incêndio, sendo necessário a montagem de varias linhas de combate. Os bombeiros buscaram estancar o quanto antes os focos que estavam tomando conta da plantação. Além das mangueiras, bombas costais foram utilizadas para a eliminação dos focos. O vento e a palha seca prejudicaram o trabalho e acabaram espalhando ainda mais o fogo.
Para a subtenente Maria Alice, as queimadas controladas para limpar áreas ou para outros fins, necessitam além das licenças ambientais dos órgãos competentes, os cuidados necessários, pois a decisão de executar uma queima requer, acima de tudo, plena segurança afim de que os objetivos possam ser cumpridos integralmente. “Isso implica em uma análise detalhada das condições do terreno, especialmente topografia, características da vegetação (quantidade, condição e distribuição) e variáveis meteorológicas (intensidade e direção do vento predominante, temperatura, umidade, incidência de luz, dentre outros)“, explica. (fotos/divulgação)