Incêndio em loja de informática põe em risco patrimônio histórico

por Carlos Britto // 07 de setembro de 2009 às 12:20

Um incêncio, provavelmente provocado por um curto circuito, segundo os bombeiros, danificou fortemente a loja de informática UTI do Micro, na avenida Guararapes em Petrolina, na manhã deste Sete de Setembro.

O incêndio foi iniciado por volta das 8h40 e os bombeiros levaram uma hora e meia para debelá-lo, obrigando a organização a mudar o curso do desfile.

Instalada em uma construção antiga, que deveria estar tombada, a loja foi quase que totalmente queimada e o fogo se alastrou atá o andar de cima. Ninguém ficou ferido. Veja a fotos:

100_3130

100_3131

100_3133

100_3134

100_3135

Incêndio em loja de informática põe em risco patrimônio histórico

  1. Lilian Santos disse:

    qUE PENA! Comprava as coisas do meu pc la…espero que eles superem o prejuizo…

  2. RICARDO FREIRE disse:

    INFELIZMENTE ISSO VAI CONTINUAR ACONTECENDO POR FALTA DE MANUTENÇÃO NA REDE ELETRICA E NA ESTRUTURA COMO ACONTECEUCOM A LOJA NARCISO QUANDO ESTAV SENDO REFORMADA E DESABOU,EM PETROLINA AINDA EXISTEM MUITOS PRÉDIOS ANTIGOS NO CENTRO DA CIDADE USADOS COMO LOJAS,EXISTEM ALGUNS QUE TEM MAIS DE CEM ANOS.

  3. Ivan disse:

    Olha a redundância aí…”…primeiro andar de cima…”

  4. Josefina disse:

    Fico com pena deste incendio, pq este foi um dos predios antigos da cidade que deveria ser tombado…devemos ver marquises e incendios na cidade de predios velhos.A memória de Petrolina não pode acabar, Carlos Britto, um alerta para todos, principalmente para os vereadores.

  5. robeslau disse:

    …o modo que ficou a construçâo…
    eu debelo, vê!!! me ponharo o apelido de belau…
    como vejo ser um patrimonio ainda não historico…
    tive lembranças de mimnha infamcia talvez se eu estivesse ai nao tinham colocado a culpa em mim…
    pois é cresci fiquei háa.., mantendo a aquitetura colorindo quem sabe não lutariamos pra cidade ser mais turistica…
    me disponho: Robeslau Gomes Campos luiz i ll d s.
    100 ddo errar menos.

  6. Cecilia disse:

    É um absurdo a falta de interesse da prefeitura, não só dessa administração mas também das passadas, em proteger e valorizar a área do centro.

  7. Marcos disse:

    Pra que predios antigos se temos os “super modernos”

  8. Marcos disse:

    Deixa esse predinho antiguinhos e feinhos,.,,,,, aqui nós gostamos mesmo é de predios pomposos.

  9. Anitta disse:

    É uma pena que um prédio como este que fez e faz parte da história petrolinense não ter sido tombado.
    Há os incautos que os denominam de antiguinhos e feinhos, mas, se tais prédios não houvessem, não se teria evolução dos estilos arquitetônicos.
    Para o comentarista acima fica a dica: Leia mais e se informe meu caro sobre cultura, história e arquitetura. O novo vem é claro, mas, o velho pode persistir.

  10. Cecilia disse:

    Conhecer a história da cidade, de seus edifícios, de sua ocupação é de extrema importancia para a valorização da cultura e também para a construção de referências para o planejamento urbano.
    Os bens culturais de Petrolina merecem mais atenção.

  11. Watergate disse:

    Paises de primeiro mundo implodem estadios, predios e casas muito mais antigas e até mesmo mais bonita e com mais historia, porque nao demolir essas aberraçoes do centro de petrolina ?
    Pra depois ficar desabando na cabeça do povo, vide Narciso, e aquela loja de sapatos pertinho da UTI do Micro.

  12. Josefina disse:

    Esse Watergate parece que não conhece o mundo ou mesmo a sua história! onde já se viu a europa, não tombar e conservar seus predios antigos?
    o que se valoriza lá fora é tradição e a história, …! é assim que o homem deve viver….de passado para se construir sempre um bom presente…
    quem não tem nome, não tem família não tem tradição, não pode fazer parte da historia.! seja mais culto! (a) procure fazer tbm sua história?
    se for médico faça como Dr. Washington Barros? se for escritor, como Cid Carvalho? se for … certo? Tenho certeza que quem fala assim não é de Petrolina, come e vive do dinheiro desta cidade… pena, volte para sua casa e terra!
    Carlos Britto obrigada pelo espaço

  13. JERONIMO NETO disse:

    Quem tem não sabe dar valor, pouca gente foi assistir o desfile, mas nós que moramos fora dariamos tudo pra matar a saudade de nossa terra e estarmos ai nesse momento!

  14. Watergate disse:

    Josefina, as poucas construções que são tombadas na europa REALMENTE tem valor historico, cultural e turistico.
    Nao ficam em pleno centro comercial, e sem nenhuma historia pra contar.

  15. Maria disse:

    Qual a diferença que faz se fosse tombado ou não, se não fazem manutenção?
    Se foi curto circuito, é porque tem muita gambiarra na parte elétrica, ficam fazendo instalações sem um mínimo de cuidado para não gastar dinheiro fazendo a coisa certa.
    E depois, fazer o tombamento de um prédio, é desvalorizá-lo monetariamente, a única beneficiada é a memória cultural, mas para uma cidade como Petrolina que não tem cultura e nem consciência, basta ler alguns comentários acima, pouco importa se o prédio é tombado ou não.

  16. Matheus Gracca disse:

    Putz, vocês acima são uns desculturados. Basta acontecer um incêndio que é motivo de alarde e metem o pau na prefeitura. Quem tomba é a UNIÃO e não a prefeitura.
    E por que a “celeuma”, já que antes do incêndio ninguem tinha dito nada. Cá entre nós, os comentáristas precisam ler mais as coisas.

    Pena que isso ocorreu com o ponto que já foi de minha família e vendido em 1990. Foi o antigo Ponto Chic da cidade, passagem obrigatória para quem ia pegar os “paquetes” e o trem na estação.

    Fora isso, desejo ao Paulo que ele tenha seguro e que se recupere o quanto antes.

  17. Cecilia disse:

    O Estado (Fundarpe) também tomba. O tombamento é um dos instrumentos de proteção. O município tem outros, e um deles é o plano diretor.

  18. verdade disse:

    concordo com o Matheus Gracca em gênero número e grau e também desejo ao paulo muita força.

  19. beto disse:

    Tenho mais pena do empresário do que deste prédio veio, pois é muito dificio ganhar a vida honestamente neste pais porque com certeza ele irá começar do zero e pagar seus fornecedores, impostos, funcionários e etc. é duro

  20. Santa ignorância!!!! disse:

    É por isso que esse país nao muda. Pois temos muitas pessoas, ainda sem cultura e ignorantes como Marcos e Watergate. É uma pena que em pleno século XXI, na era da informação ainda nos deparamos com pessoas ignorantes a ponto de perder o seu tempo escrevendo comentários, sem ao menos de dar conta do que está falando. Antes de se dar ao trabalho de escrever eles precisariam se tornarem no mínimo pessoas mais cultas.
    O que falar da nossa beleza arquitetônica, para que tem senso critico, cultura pensaria assim: naquela época sem tecnologia alguma fazer prédios de uma beleza esplêndida, é um privilegio para nossa geração poder contemplar essas obras, que tem uma riqueza de detalhes incomparável do ponto de vista histórico.A exemplo da lindissíma Catedral, eu pergunto qual a igreja contemporanea construída atualmente como as igrejas antigas? Não desmerecendo a arquitetura moderna, mas os predios antigos sem nenhum recurso teclogico na época disponivel tem muito mais beleza do que esses prédio que como disse o MARCOS são “pomposos “. Petrolinenses vcs deveriam agradecer a oportunidade de poder ter um patrimonio histórico e prédios com esses ai,aprendam a dar valor e a conservá-los. Espero que pessoas que pensem assim como o Marcos e Watergate sejama minoria nesse lugar…se não a história e a riqueza de Petrolina poderia estar comprometida. Pois não se tem presente sem passado . Faço um apelo ao povo de petrolina cuidem desse patrimônio histórico.

  21. Paulo Roberto Sampaio disse:

    Sou o proprietário da Uti do Micro. Agradeço as condolências externadas acima. Informo que não haviam “gambiarras” na loja e que ano passado a mesma foi especionada pelo corpo de bombeiros e foi expedido um alvará de regularidade (instalação e extintor). Não tínhamos seguro e estamos aguardando o resultado da perícia para solicitar esclarecimentos da Celpe a respeito da oscilação/queda de energia que ocorrou em metade da Av. Guararapes no final de semana anterior ao incidente. Obrigado.

  22. nobody disse:

    ham, a cada comentario um diz que outro precisa ser mais culto, u, incendio, e tudo se resume a cultura, a culto intelectual ¬¬
    .. nem vo dize nada sobre, t ounica e excluisivamente pra dizer que eu sei que é realmente uma pena, pois lá tinha o melhor técnico da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários