Inconformados com a decisão do prefeito de Petrolina, Julio Lossio, em fechar a Escola Municipal Tenente Jessé, no povoado de Simpatia, a cerca de 90 quilômetros da zona urbana, dezenas de moradores promoveram uma mobilização na manhã desta quinta-feira (23) em frente à prefeitura, na Avenida Guararapes, Centro da cidade.
Aos gritos de “prefeito, cadê você?” e com várias faixas de protesto, pais e alunos da localidade chegaram à sede da prefeitura por volta das 10h30. No final da manhã eles interditaram a Guararapes com a Avenida Joaquim Nabuco. O trânsito teve de ser desviado, gerando aborrecimentos em alguns motoristas, que tentavam furar o bloqueio. Um deles por pouco não atropelou os manifestantes. Outro, identificado como policial filho de um médico, chegou a sacar uma arma para o grupo no intuito de abrir caminho. Guardas da EPTTC e PMs do 5° Batalhão foram acionados até o local, passando a monitorar a mobilização.
Antes de irem à prefeitura, os moradores foram recebidos pelo secretário de Educação, Heitor Bezerra Leite, que tentou argumentar sobre a decisão. A postura do secretário durante a reunião, no entanto, foi duramente criticada. “Só ele queria falar”, disse uma das manifestantes.
A justificativa do município é de que a prefeitura está retomando o processo de nucleação das escolas, que começou no ano 2000, e não na atual administração, como forma de otimizar o ensino público, já que muitos alunos vieram para a área urbana. Mas os argumentos não foram aceitos. Mãe de aluno na escola Tenente Jessé, Islane Coelho de Lima admite o pouco número de alunos no estabelecimento. No entanto, outra questão primordial deve ser levada em conta. “O que importa não é quantidade, mas qualidade. Todos os anos temos alunos na escola que se destacam no município. Um deles, Caio, ganhou o primeiro lugar na Olimpíada de Matemática”, afirmou.
Outra mãe, Josilene Rodrigues, endossa as palavras da comunitária. Moradora da localidade de Morro do Mel, ela tem dois filhos e informou que um deles já tem de acordar às cinco da manhã para enfrentar cerca de 50 quilômetros até Simpatia. “Se a escola fechar, ele terá de ir para outra ainda mais longe. Que horas meu filho terá de acordar?”, desabafou.
Promessa
Um dos moradores de Simpatia conhecido como “Cabeção”, que foi candidato a vereador na cidade com apoio de Lossio, tentou mediar um diálogo entre o grupo e o prefeito. Ele conseguiu falar pelo telefone com o secretário de Governo, Orlando Tolentino, o qual lhe informou que na próxima semana, após fazer nova viagem, Lossio definiria uma data e local para receber os moradores. Mas o líder do movimento, Gleidson Araújo, não ficou muito satisfeito e prometeu um novo protesto. “Moramos muito longe. Teve gente aqui que vendeu até suas galinhas para vir a Petrolina. Vamos embora porque somos pais de família responsáveis. Mas iremos voltar, e com mais gente ainda”, afirmou Gleidson. “A resposta do povo de Simpatia será dada nas urnas”, completou.
É isso mesmo. Manifestação contra o prefeito tem que ser feita na frente da prefeitura. Não como os habitantes de Izacolândia, que fecharam a estrada a 50 km de Petrolina. E espero que não esqueçam disso na hora de votar.
Bem feito para esses iludidos que votaram nesse prefeito, pena que alguns não merecem.
Tenho é pena de quem acha que vai a algum lugar com esse Cabeção, política não é pra qualquer um e sim pra pessoas que tem no sangue o dom e comprometimento com o povo e não com o dinheiro…
Se uma criança já acorda as 5h da manhã, estudando em uma localidade mais distante terá que acordar mais cedo ainda. O resultado disso é a desistência! E é exatamente esta a ideia. Porque o que interessa pra qualquer político, enfim, para o Estado é a produção de analfabetos, Quanto mais, melhor! então quanto mais dificultar o acesso, mais analfabetos teremos. Analfabetos são mais fáceis de manipular! Pois devolvam o troco nas urnas. Acabem com a folia desses políticos imundos!
Concordo com vc Jam.
quem fechou a escola nao foi o estado jam mais sim este prefeito que nao faz nada no interior vote em julio de graça a eleiçao esta chegano ele vai beija o povo dinovo
Cuidado Sr. Prefeito Julio Lossio seu secretario de educação está fechando tudo…cade a transparência? Mim fala qual será a próxima Escola a ser fechada???Esse coronel está usando sua patente para trancar sem fiança a educação de Petrolina.
E O MASSACRE CONTINUA,ATÉ QUANDO? NINGUÉM SABE.SE A JUSTIÇA FOR FEITA O MASSACRE ACABA MAIS SE A INJUSTIÇA PERMANECER O MASSACRE CONTINUARÁ.O PROBLEMA É QUE O POVO ESQUECE RÁPIDO POR ISSO ELES PINTAM E BORDAM COM A POPULAÇÃO QUE MAIS NECESSITA.BASTA FAZER UMA FESTA MILIONÁRIA QUE O POVÃO CAI NASA GRAÇAS DELES.
FALAR EM FESTA MILIONÁRIA,CADÊ AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS SÃOS JOÕES VEREADORES DA OPOSIÇÃO,ALIÁS VEREADOR RONALDO CANCÃO.
FECHA ESCOLAS,VAI FECHAR O MATADOURO.ALIÁS VEREADOR RONALDO CANCÃO PORQUE VOCÊ NÃO PEDE A PRESTAÇÃO DE CONTA DO MATADOURO PARA APRESENTAR A POPULAÇÃO.PORQUE ELES DIZEM QUE DAR PREJUÍZO OS MARCHANTES DIZEM QUE NÃO.ENTÃO QUE TAL PEDIR ATRAVÉS DE REQUERIMENTO COMO DIZ VOCÊS.
QUERIAM SER OUVIDOS PELO PREFEITO E ELE NÃO DEU NEM OUSADIA,KKKKKK ,FAZ ISSO COM SEUS ALIADOS E COM OS OUTROS
Estive na reunião com o secretário, mas com ele não tem conversa a justificativa mais plausível é que a escola não é rentável a prefeitura, ou seja, o filhos de simpatia pra não causar mais gastos aos cofres públicos devem se sacrificar e acordar as 03:30-04:00h-05:00h pra estudar que é um direito da criança e adolescente. Os nossos gestores pouco se importa, sabe por que? não são crianças da família deles, assim estamos na terra que um dia foi do impossíveis, mas que agora apenas amagando um retardo em nosso sistema educacional. Os dados que Gilmaria tanto fala deveriam constar também laudos de psicologo e pediatras atestando o bem que dormir pouco causa e até onde tudo isso ira prejudica-los no desenvolvimento educacional e até mental!
eu estou achando ótimooooooooooooooooooooo…
quem m,andou votar num que vem de cabeça pelada para a cidade?
Tomem! !!! acho é bom!! querem mais? pena porque quem sofre são as crianças !
seu pais idiotas!
Estamos ai!simpatia mostrou que nao é fraca e covarde,e nao vamos desistir,coronel voce trabalha na educacao mas nao sabe o que é isso,nem a shra gilmara que condenou o proprio vice prefeito quando disse que todo fazendeiro amigo de um politico tinha uma escola na sua porta,pois muitas dessas unidades escolares foram construidas na gestao de gilherme.E voce julio se mostrou um prefeito covarde que teve medo de nos receber,parabens!mas nao se preocupe pois estaremos breve na porta da prefeitura e dessa vez so sairemos quando o shr nos receber
Não gosto desse prefeito nem de sua equipe por um grande número de decisões ineficientes, mas ñ vejo essa atitude como um erro.
O projeto de nucleação das escolas ja vem de alguns anos e vem dando certo em todo o municipio. Então pq o de Simpatia seria errado? Conheço bem a região, e essa história de 50 km para chegar a Simpatia é a maior mentira. Essa distância na realidade é de cerca de 12 a 15 km.
Mas enfim, acho bom o q esta acontecendo, q é para ver se dessa vez o povo percebe o quanto esse prefeito escuta o povo.
Josefina nao chame os pais de idiota,pois assim voce esta atingindo a todos e nem todos os pais votaram nesse prefeito tem muitos que esta pagando pelo erros dos outro e voce Realista é um/uma babona de julio,coloque voce um fiho seu na situacao que eles querem oferecer as criancas de simpatia e se voce conhece a regiao nao sei,mas realmente é mentira nao é 50km,é80km,e quem duvidar va para simpatia fazer o percurso que o onibus para trazer os alunos que comeca no assentamento morro do mel,vai para Estivado,passa em saomateus,almas,grajau,miradouro para poder chegar em simpatia e se tiver alguem que queira fazer este percurso escreva para o blog dizendo se é mentira!
VALEU POVO DE SIMPATIA. É UMA PENA TER QUE LER COMENTÁRIOS DE PESSOAS COMO: “REALISTA E PRINCIPALMENTE JOSEFINA”, QUE DEVEM ESTA SENDO UM DOS CHUPILAS DO PREFEITO. DEVEM ESTAR MAMANDO EM SUAS TETAS. MAIS NÃO QUERO ME APROFUNDAR MUITO NO COMENTÁRIO DE PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A REALIDADE. O MEU COMENTÁRIO SE VOLTA PARA AS COLOCAÇÕES DA “CORONEL”: GILMARA QUE FOI MUITO INFELIZ AO FALAR MAL DA ÉPOCA EM QUE SE TINHA ESCOLAS EM MUITAS FAZENDAS. ESSA ERA A ÉPOCA EM QUE A EDUCAÇÃO ERA LEVADA A SÉRIO POR TODOS. ONDE OS ALUNOS NÃO SAIAM DA 1ª SÉRIE SEM SABER LER E ESCREVER, E HOJE QUE TANTO SE FALA EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, A VERDADE É QUE ALUNOS E MAIS ALUNOS SE FORMAM SEM SABER LER E ESCREVER CORRETAMENTE. PORQUE SERÁ? A RESPOSTA É SIMPLES E ÓBVIA: OS POLITICOS ESTÃO PREOCUPADOS COM QUANTIDADE E NÃO COM QUALIDADE. ELES QUEREM CADA VEZ MAIS PESSOAS ANALFABETAS FUNCIONAIS, PARA SE TORNAR MAIS FÁCIL DE SER MANIPULADA. E OLHA QUE QUE O QUE EU FALO É REALIDADE. BASTA FAZER UMA PESQUISA NAS ESCOLAS DE HOJE PARA SE CONSTATAR OS FATOS. PENSE GILAMARA E REFLITA,. QUE EDUCADORA É VOCÊ!