Índice Firjan aponta melhorias em Juazeiro na educação, saúde e emprego e renda

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2017 às 07:15

(Foto: Arquivo Divulgação)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, encerrará o primeiro ano de mandato comemorando mais uma boa notícia. A divulgação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que comprova que a cidade avançou nas três áreas analisadas: Emprego e Renda, Educação e Saúde.

Criado em 2008, o Sistema Firjan acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros nas três áreas de atuação. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Para efeitos de comparação, em 2008 Juazeiro estava na 64ª posição no Estado e na 3.957° no ranking nacional. Hoje, o município ocupa a 19ª Estadual e 2.678ª na Nacional. De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Em todos as áreas de atuação pesquisadas, o crescimento dos gráficos é notório.

Há nove anos Juazeiro estava com baixo índice de desenvolvimento na saúde, com pouco menos de 0,3971, em 2013 o município atingiu 0,6415, já com alto índice de desenvolvimento. Todas as outras áreas também obtiveram classificação de alto índice de desenvolvimento.

Desde 2009 cidade vem mudando, com um caminho traçado junto com a população. Foram muitos investimentos nas três áreas. Priorizamos a educação, construímos mais de 20 creches, onde só havia 8; quadras poliesportivas; reformamos, ampliamos, climatizamos e construímos mais de 100 escolas municipais; valorizamos o professor, instituímos gestão democrática nas escolas, dentre várias estratégias. Criamos condições para a educação se desenvolver, além de investir na saúde, com a aquisição da maternidade e hospital da criança, UPA 24h, e o grande investimento na atenção básica, nos postos de saúde. Mas temos consciência de que ainda precisamos melhorar mais. A demanda é muito grande e uma continuidade do pensamento em desenvolver esta cidade“, declarou Paulo Bomfim.

Ex-prefeito

O atual assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, que era prefeito à época, destaca outro ponto que fez com que Juazeiro se posicionasse de modo mais destacado. “Nós criamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e colocamos na rua a política de atração de novos investimentos. Tínhamos poucas empresas no Distrito Industrial e algumas estavam indo embora da cidade. A partir daí procuramos empresas dos mais variados ramos, desde grandes redes de supermercados a indústria do ramo de energia. Isso tudo para agregar com a nossa base econômica, que é a agricultura irrigada. Além disso, investimos em capacitação da população. Tanto ofertamos pelo poder público, como buscamos parcerias, como a Carreta do Senac, que ficou anos em Juazeiro”, ressaltou. (Fonte/foto: Asco PMJ)

Índice Firjan aponta melhorias em Juazeiro na educação, saúde e emprego e renda

  1. o bem observado disse:

    pra quem faz parte da prefeitura? deve ser. porque pro povão o que tem é: EMPREGO PRECARIZADO, SAUDE RUIM, FALTA DE MATERIAIS NOS POSTOS DE SAUDE, GESTANTE TENDO BEBE NO CHÃO DA MATERNIDADE, BAIRROS COM RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO, TAXA PERMANENTE NA CONTA DE ÁGUA, IPTU MAIS CARO, ZONA AZUL NA CIDADE QUASE TODA, MURICOCA QUE NUNCA ACABA, TRANSPORTE COLETIVO RUIM E CARO, PRAÇAS ARRUINADAS, TRAVESSURA URBANA QUE SERVE DE PALANQUE ELEITORAL PRA ENGANAR ELEITOR TROUXA, fora outras coisas aí que a gente vê e pensa que nem a direita faria pior. BOM 2018 PROS JUAZEIRENSES DE BEM, os que nao sei deixam enganar por mentiras e propagandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.