Inep está analisando solicitação para excluir Enem como processo seletivo na Univasf

por Carlos Britto // 16 de abril de 2012 às 12:46

A solicitação enviada ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, pedindo a exclusão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já está sendo analisada pelo Inep.

De acordo com o documento, a universidade foi criada atendendo ao clamor popular, já que os jovens do polo Petrolina/Juazeiro teriam que se deslocar cerca de 700 km para se graduarem em determinadas áreas profissionais.

Em resposta à solicitação do prefeito, o Ministério da Educação informou que o assunto já foi encaminhado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), onde está sendo analisada sua viabilidade. Hoje, a Univasf possui 20 cursos de graduação, 4.505 alunos e 392 professores mestre e doutores.

Inep está analisando solicitação para excluir Enem como processo seletivo na Univasf

  1. Leví Nunes Moraes disse:

    O tiro poderá sair pela culatra…

    Prezado autor, leitores e comentaristas de plantão. É verdade que o ENEM pode até ter suas injustiças, mas pior seria sem ele. As cotas estão aí para facilitar a entrada na universidade aos jovens oriundos da escola pública. No caso da UPE ou UNIVASF, deixando-as de fora do ENEM teria que se aplicar um vestibular tradicional, que provavelmente não poderia ser no mesmo dia do ENEM (os próprios estudantes não aceitariam), conclusão: o referido vestibular poderia em alguns cursos (que é o caso de medicina) ser até mais concorrido do que o próprio ENEM, uma vez no SISU o aluno só pode escolher até 2 opções de UNIVERSIDADE, e que seria inconstitucional barrar do VESTIBULAR REGIONAL, alunos originários de qualquer região do BRASIL. Sendo assim, acho na minha modesta analise, que os nossos estudantes, precisam é de mais dedicação e de um ensino de melhor qualidade, para enfrentarem o que alguns acham ser o bicho papão.

    O ACESSO AO CONHECIMENTO, DEVE SER UNIVERSAL!

    Leví Nunes Moraes – Professor Historiador.

    1. Maria disse:

      Com certeza! Apoiado!
      Quem quiser entrar na Universidade que estude.
      Na realidade, Petrolinense não quer estudar na Univasf não porque não é chique, chique é ir estudar nas capitais.
      E esse Prefeito que nada faz deveria era cuidar dos afazeres que lhe competem.

      1. um alguém disse:

        concordo

        1. Diogo disse:

          Esse pessoal aí de cima só fala: “vão estudar” e “os estudantes precisam de mais dedicação”. Ou seja, nenhum deles é estudante. Nenhum deles vive esta situação. Portanto nenhum deles tem autoridade para dar uma opinião sobre o assunto.
          Querem opiniões relevantes? Então perguntem aos professores e alunos do VSF, aqueles que realmente devem se importar com esta causa.
          Como um estudante que viveu esta situação, eu apoio o Ministro da Educação e o Prefeito nesta iniciativa.
          Com o ENEM, alguns colegas que não conseguiriam entrar no curso pretendido, mudaram a opção para outros cursos e boa parte deles acabou desistindo no meio da faculdade por frustração em não estar no curso almejado. Resultado: Vagas desperdiçadas pela pressão do ENEM em forçar o aluno a escolher alguma coisa, mesmo que não seja o que ele sonha.
          Enfim: Viva o debate! (Em paz sempre). É possível chegar a um meio termo. Um acordo. Um bom exemplo era a UFPE que tinha 1ª fase-ENEM e 2ª fase-Vestibular normal.

  2. ACORD@DINHO disse:

    Recebí seguinte convite: ASSEMBLÉIA POPULAR. A União dos Estudantes do Vale do São Francisco(UEVASF), convida a sociedade para discutir o processo de ingresso na UNIVASF e suas consequências… Câmara de Vereadores de Petrolina – 19.00hrs – Dia 19.04(quinta-feira). Se vou? Estarei lá… tudo que diz respeito a região é comigo mesmo!!!

  3. Thiago Rodrigues disse:

    Bom, todos têm direito à sua opinião, sendo ela a favor ou contra o uso do ENEM como seleção da UNIVASF, o que todos esquecem é que nem o prefeito, nem o ministro da educação, nem a presidenta da república nem o papa… tem o poder de modificar isso. o ÚNICO órgão com o poder de fazer esta mudança é o CONSELHO UNIVERSITÁRIO, órgão colegiado que têm a função de definir todas as diretrizes da Universidade FEDERAL do Vale do São Francisco.

    Vale lembrar que a universidade não pertence nem ao município nem ao estado de pernambuco e sim à UNIÃO, e a forma mais justa de garantir o acesso de todos os brasileiros à UNIVASF é O ENEM.

  4. Lidiane disse:

    Bom mesmo seria que não houvesse tanta dificuldade para ingressar em uma faculdade, por que vestibular não avalia aluno, enquanto há várias pessoas que anseiam uma chance de cursar uma universidade, e encontram obstáculos que os impedem de realizar o sonho da universidade, isso entristece.
    Apoiado prefeito , parabéns pela iniciativa, pois, a univasf hoje nem parece ser de Petrolina, por que alunos de outros estados são maioria na mesma tirando a oportunidade dos filhos da terra.
    VALEU JULIO LÓSSIO T8INHA QUE SER O SR. MESMO PARA LEVANTAR ESSA BANDEIRA.

    1. falasério! disse:

      O vestibular não avalia, mas seleciona. Se hão há vagas para todos esse é o modo mais democrático para o ingresso e até uma forma do aluno estudar mais e desempenhar melhor durante o curso. A exemplo da UPE, a Univasf poderia oferecer curso pré-vestibular para os alunos menos favorecidos da região. E manter o ENEM.

  5. um alguém disse:

    eu concordo com o Tiago Rodrigues, pois realmente todas as universidades pertencem a todos os brasileiros e a UNIVASF não só pertence aos petrolinenses + tambem aos brasileiros em geral, ja pensou se as outras universidades tambem barrassem estudantes de outras regioes, nos so poderiamos fazer cursos da UNIVASF. pense nisso!
    e o enem é a forma mais democratica de ingresso ao ensino superior, por exemplo, se eu não sou boa em matemática e levo ponto de corte, mais sou boa nas outras materias e tirar uma boa nota, eu mesmo assim, posso conseguir uma bolsa. Já no vestibular se eu levar ponto de corte, mesmo que feche as outras materias, eu não passo.

    1. José disse:

      É importante discutir a melhor saída para o ingresso na UNIVASF (e em outras universidades).
      Detalhe: é incrível como as pessoas chegam a conclusões tão rápido!
      Interessante seria que a Univasf (e outras universidades da região) divulgassem o número de estudantes da região Nordeste, negros e pobres que fazem os cursos tidos como de elite (medicina, por exemplo). Vamos cobrar essa informação?!

  6. nina disse:

    SOU CONTRA ENEM. UNIVERSIDADE PARA TODOS JA!!!!!!!

    1. Bruno Filho disse:

      Eu também !

    2. Dreda disse:

      Quem são “TODOS”? O ENEM seve justamente para garantir a tal universidade para todos, inclusive os habitantes de outras cidades. Para você, “TODOS” refere-se apenas aos habitantes do Vale.

      1. nina disse:

        TODOS QUE CONCLUIREM O ENSINO MÉDIO. SE ORIENTE!!!!!

  7. Bruno Filho disse:

    O que se tem que pensar é que o estudante sertanejo e pobre não tem vez concorrendo com pessoas bem preparadas de todo o Brasil !
    E de fato a universidade é feita para pessoas de classe média alta neste país ! E ainda tem gente que quer que o enem para a univasf continue , para essas pessoas a exclusão é um princípio !
    O enem deve continuar sim , mas com relação a Univasf não !
    O povo e o estudante sertanejo merecem crescer nessa porra de Brasil que só favorece quem tem dinheiro e cria canalhas vagabundos que governan esse país da miséria !
    E se for caso digo também que sou contra estudantes que saem da casa do caralho pra tomar vaga de gente que aqui precisam tanto crescer na vida !
    Cada um que fique no seu lugar mesmo já que não consegue passar na sua cidade vá estudar mais !
    Eu quero minha vaga apenas e vou lutar por ela !
    Ponto final !

    1. Dreda disse:

      “Já que não consegue passar na sua cidade, vá estudar mais!” É o típico exemplo de quem quer acabar com o ENEM, e usa argumentos pró-ENEM.

      1. Bruno Filho disse:

        Quem é vc pra dizer que não tenho argumentos pra defender o fim do Enem !
        E outra coisa eu nem sei quem é vc e nem me interessa saber pois me parece que vc não é daqui da região .
        Eu sou contra as injustiças que o enem esta causando no pólo Petrolina / Juazeiro sim e isso não é brincadeira .
        Agora se vc é de fora e já esta na Univasf parabéns ! Eu apenas penso e quero que o sertanejo também tenha sua vaga e possa ser uma contribuição real na sociedade !

  8. Professor disse:

    Na realidade, o que a comunidade deveria entender (principalmente estudantes e professores do ensino médio), já que os políticos de plantão, aproveitadores e criadores de ilusões e promessas não entendem, é que as Universidades Federais (portanto PÚBLICAS) gozam de uma coisinha denominada AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA…. Ou seja, não é porque o dr. fulano ou o deputado sicrano (que diz ter criado a Univasf), ou mesmo o MEC ou o INEP querem, ou seja lá quem quer se seja, que vai definir como será o ingresso nesta instituição…. Aqui, existe um Conselho Universitário, que define as normas de seleção, dentre outras matérias a serem aplicadas à Univasf. As Universidades Federais (PÚBLICAS) definem seu funcionamento….. A propósito, o deputado que se diz criador não foi estudar lá em São Paulo, por que que os paulistas não podem vir estudar aqui???? Aconselho buscarem informações junto ao setor de matrículas da Univasf para se informarem sobre os números e locais de origem dos alunos ali matriculados, pois servirá de base para o debate ou para terminar de vez por todas com esta coisa de protecionismo tupiniquim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…