Infraestrutura da Biblioteca de Petrolina recebe novas críticas, mas Ouvidoria informa que haverá melhorias

por Carlos Britto // 17 de janeiro de 2013 às 08:00

biblioteca petrolinaJá não são novidade as frequentes reclamações dos frequentadores da Biblioteca Municipal Jornalista Cid Carvalho, no Centro de Petrolina, quanto às condições precárias de infraestrutura do espaço. Nossa reportagem registrou a situação em outras ocasiões, mas também tem recebido inúmeras críticas de leitores indignados.

Um deles é Paulo Henrique, que solta o verbo contra os problemas detectados na biblioteca. “Falta reforma, climatização, o acervo é pequeno e desatualizado, além do incômodo de muriçocas”, afirma.

O leitor entrou em contato com a Ouvidoria da prefeitura, a qual justificou que o equipamento foi aprovado em edital do Ministério da Cultura para apoio às bibliotecas públicas. O resultado saiu em janeiro de 2011, no entanto a administração da Biblioteca de Petrolina ainda aguarda o repasse de recursos do governo federal. No projeto estão previstas várias melhorias, desde a parte elétrica, hidráulica e acústica, passando pela climatização de ar e paisagismo no entorno do prédio, inclusive com arborização adequada para afastar as muriçocas e outros tipos de insetos.

Já no ano passado um projeto viabilizado junto ao BNDES garantiu a climatização de uma sala com capacidade para dez pessoas, além da implantação de um sistema de segurança para evitar o guarda-volumes, que desagrada os frequentadores. (Foto/divulgação)

Infraestrutura da Biblioteca de Petrolina recebe novas críticas, mas Ouvidoria informa que haverá melhorias

  1. Ricardo disse:

    A educação, fundamental na vida de qualquer um não pode ser tratada asssim, com descaso, todo cidadão se forma pela educação. No Brasil educação tem que virar prioridade. Mas parece que nossos administradores não pensam dessa forma. “Prefere ser destaque por uma grande festa, que dá popularidade, de que ver estudantes satisfeitos se formando, tornando grandes profissionais, elevando sua qualidade de vida.
    Além dos problemas citados, tem vidros sujos e alguns quebrados, sujeiras e uma rachadura numa parede na parte interna. se tivessemos chuva com maior frequência o forro já teria desabado. O auditório tem aparelhos de ar-condicionado mas não funcionam. O piso com algumas partes quebradas, durante o dia muito calor e à noite muriçocas. Os livros não percebe-se atualização e as opções são poucas.

  2. nina disse:

    Vejo com indignação isso tudo, pois uma estrutura daquela jogada às moscas, muriçocas…Um absurdo!
    Cd os responsáveis?
    Ao entrar vc percebe logo o abandono.
    Na era digital não se vê nada de tecnológico. Só há apenas 1 notebook disputado por todos que lá frequentam…
    Já não temos livrarias e a única biblioteca pública é daquele jeito…
    Que disparidade com o progresso de Petrolina.
    O povo não merece isso!!!!!

  3. Roberta Duarte disse:

    O Ministério da Cultura informou no final do ano passado que não irá mais repassar as verbas para os projetos aprovados no edital de Modernização de Bibliotecas que saiu o resultado em dezembro de 2010. Falou que irão abrir outros editais e que os municípios terão que concorrer novamente nas próximas oportunidades. Portanto, acredito que os recursos para a reforma da biblitoeca municipal terão que ser do município, que tem a responsabailidade de manter o equipamento com condições mínimas para a uso com qualidade, a biblioteca já não recebe dinheiro para a sua manutenção há cerca de 8 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários