A possibilidade de atuar em uma área promissora do mercado – a de instalação e manutenção de sistemas à base de energia solar e torres eólicas – levou a Prefeitura de Juazeiro (BA) a iniciar uma capacitação profissional voltada a este segmento. A aula inaugural aconteceu na última segunda-feira (30/01), na sede da Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), localizada no bairro Pedro Raimundo.
O curso oferecido é o de montagem, instalação e manutenção de placas solares e torres eólicas. A iniciativa é realizada por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com o Grupo Aprendiz Solar.
As aulas, que acontecem até 11 de fevereiro, das 19h às 22h, estão sendo ministradas pelo especialista Francisco Elson Pereira, que durante as 45 horas da capacitação vai passar para os alunos conhecimentos básicos e técnicos que vão desde a montagem das bases até a geração de energia. “De hoje até o final do curso o nosso foco é preparar todos os alunos para operacionalizar desde o arrendamento da terra até toda a estrutura pronta, gerando energia, seja ela solar ou eólica“, explicou Pereira.
A turma é composta por 80 alunos que no primeiro dia de aula demonstraram, de forma unânime, o interesse em buscar capacitação para ampliar as oportunidades de emprego. “Terminei o segundo grau e estou sem emprego. Moro no Salitre e lá estão chegando muitos empreendimentos voltados principalmente para a energia solar, e acredito que tendo uma formação técnica na área posso conseguir uma vaga de emprego“, disse a aluna Valéria Moreira Leite.
O gestor da Adeap, Denis Medrado, destacou que a capacitação é um dos exemplos do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal de formar e capacitar os cidadãos para a atuação no mercado. “É uma ação fundamental para termos cidadãos cada vez mais preparados para as carreiras que o mercado disponibiliza, com a proposta de trazer mais oportunidades à população de Juazeiro. A gestão da prefeita Suzana Ramos tem como foco trabalhar para melhorar a vida das pessoas e ao oportunizarmos capacitações como esta estamos fomentando, todo um contexto de desenvolvimento que tem um impacto direto na qualidade de vida do nosso povo“, pontuou Medrado.
Nova turma
A procura pelas vagas do curso foi tão grande que a prefeitura está com inscrições abertas para formação de uma segunda turma do curso. As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro e estão sendo realizadas na sede da Adeap, na Rua Antônio Cursino, nº 08, Centro, das 8h às 14h, de segunda a sexta. Para realizar a inscrição é necessário apresentar documentação pessoal.