Foi aberto no último sábado (11) em Curaçá, no norte da Bahia, o 1º Campeonato Indígena na Aldeia Tumbalalá, localizada a mais de 120 km da sede, no Povoado de Missão Velha. O torneio é organizado pela prefeitura – por meio do Departamento Municipal de Esportes (DME) -, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município, e tem previsão de término para o mês de setembro.
No total, 12 equipes masculinas e cinco femininas participam da competição, segundo dados do DME.
No masculino, a primeira partida, iniciada às 13h, teve a vitória da equipe de Pambu contra Jatobá, por 3×0. No segundo jogo a Nova Equipe do Cajueiro derrotou a ‘Pé de Areia’ pelo mesmo placar. No terceiro, a Retomada ganhou da Missão Velha 1, por 1×0. Duas partidas de futebol feminino encerraram a primeira rodada do Campeonato: Pambu superou a Missão Velha por 3×0, enquanto Ibozinho goleou a ‘Pé de Areia’ por 5×0.
“Um dos objetivos desse trabalho é levar as crianças e jovens para o esporte, pois incentivando o esporte você está incentivando para o caminho correto, longe das drogas. Outra coisa é que a gente não tinha esporte feminino, e isso já vem dando frutos, pois temos boas equipes femininas“, frisou Miguel Barbalho, cacique da Tribo Tumbalalá.
Além desse evento, o fim de semana esportivo foi movimentado no interior de Curaçá com campeonatos locais também em Frade, Distrito de Riacho Seco, no sábado; e em Poço de Fora, Riacho Seco e Ilha Redonda no domingo (12). No próximo fim de semana – domingo (19) – haverá um torneio de futebol society na Fazenda Pintadinho, em Riacho Seco. (fotos: Sérgio Batista e Carlos Josias/divulgação)