Iniciado processo de integração de agricultores familiares ao Pontal

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2014 às 08:40

codevasf pontal sequeiro_640x360A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) deu início ao processo de integração dos agricultores familiares do sequeiro ao perímetro de irrigação Pontal Sul.

Os trabalhos de supressão da vegetação na área onde o Pontal Sul será implantado já começaram (foto) e contam com uma equipe de 50 funcionários. O Pontal ocupará uma área total de quase 8 mil hectares nas áreas sul e norte do perímetro, situado na zona rural.

A primeira etapa prevê a integração de aproximadamente 3 mil hectares na área sul. A produção prevista será de frutas como manga, caju, uva, coco, goiaba, abacaxi e maracujá. Um viveiro foi montado, com 80 mil mudas, numa parceria com a Embrapa em Petrolina. O perímetro deve gerar, em pleno funcionamento, quase 8 mil empregos.

Novo Modelo

O novo modelo para a irrigação a ser executado no Pontal será o de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). A Codevasf selecionou empresa no ano passado, por licitação pública, e a vencedora terá que atender a alguns critérios exigidos em contrato – como o aproveitamento de 25% das famílias de produtores nativos e a garantia de compra de 70% no mínimo do que for produzido pelos agricultores.

A empresa cadastrou as famílias nativas da região, que terão prioridade ao adquirir as áreas para cultivar, dentro dos critérios estabelecidos pelo modelo de CDRU. Todo o processo socioeconômico para a integração das famílias nativas foi concluído com a realização de mais de 20 reuniões nas comunidades locais como Amargosa, Bom Jardim, Jatobá, Icozeiro, Lagoa dos Cavalos, Lajedo, Massapê, Sítio Riacho, Sítio Simão, Uruás, Vira Beiju e Volta da Carolina.

Também foram recebidos 3,5 mil formulários preenchidos declarando interesse no processo de integração. Ainda assim, algumas lideranças políticas de Petrolina fazem sérias ressalvas ao novo modelo de agricultura irrigada que começará pelo Pontal. Segundo elas, o formato será maléfico para os pequenos. (Foto: Codevasf/divulgação)

Iniciado processo de integração de agricultores familiares ao Pontal

  1. Olho Vivo & Faro Fino disse:

    Vamos ficar de olho nessa ocupação.
    Quem são esses “agricultores familiares”?
    Foram 3,5 mil formulários preenchidos???
    Eu sou agricultor e não me lembro de ter visto a convocação para cadastramento.
    Será que os lotes vão ser ocupados unicamente pelo critério político?

  2. Weliton disse:

    Eu fiz o cadastro e tenho certeza que estarei dentro desse processo

    1. ALBERTO SANTOS disse:

      Você deve ser parente de alguém do PT ou de funcionário da codevasf
      Por que também eu não soube desse cadastramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários