Uma iniciativa nobre e pioneira no Vale do São Francisco, idealizada pelo Grupo ‘Pequenos Girassóis’ e o Clube de Canoagem em Canoas Havaianas, Opará Karrankas Va’a, proporcionou a algumas mulheres que superaram o câncer de mama um passeio inesquecível pelas águas do Velho Chico.
Esse, inclusive, foi o primeiro passo para a criação de mais um grupo de ‘Remadoras Rosas’ – o primeiro do Vale.
As Remadoras Rosas são um movimento mundial formado por mulheres mastectomizadas, sobreviventes do CA de mama. A partir de estudos do médico canadense especializado em medicina desportiva, Dr. Donald McKenzie, demonstrou-se que a prática de remo traz inúmeros benefícios a esse público destacando a prevenção e diminuição do Linfedema, melhora da autoestima, recuperação dos movimentos dos membros superiores, entre outros.
A Opará Karrankas Va’a tem um projeto para aquisição e manutenção de um barco Dragon Boat, que comporta 22 remadoras – aumentando, assim, a capacidade de receber mais mulheres sobreviventes do câncer de mama. No entanto, precisa de parceiros financiadores para tornar esse sonho uma realidade. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (87) 9 9917-2623. Quem desejar, também pode acessar o Instagram do Opará Carrankas (@oparakarrankasvaa) ou do Grupo Pequenos Girassóis (@pequenos.girassois_).
Parabéns a todos envolvidos.
É uma atividade que promove saúde física e mental, além de uma extraordinária atitude de responsabilidade social.
São inúmeros benefícios.
(Que rio lindo! Que por do sol!)