As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h desta segunda-feira (11) e seguem até 22 de maio, exclusivamente online. A principal novidade deste ano é a aplicação da avaliação no formato digital. As provas no modelo tradicional serão nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto os testes digitais acontecerão duas semanas depois, em 22 e 29 de novembro. Vale lembrar que o estudante tem que indicar, ao se inscrever, o tipo de exame que deseja participar. Uma vez concluída a inscrição, não poderá modificar a opção.
Não há limite de participantes no modelo tradicional. Já o Enem digital será restrito a 101.100 candidatos, com preenchimento das vagas por ordem de inscrição. Como é um piloto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, definiu uma quantidade máxima por Estado. Portanto, se o desejo é pelo novo formato, a recomendação é se inscrever logo nos primeiros dias. Para Pernambuco serão 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru, no Agreste; e 500 em Petrolina, no Sertão.
A nota do Enem é usada para preencher vagas em mais de 120 instituições públicas de ensino superior do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação. Em Pernambuco, todas as quatro universidades públicas participam: UFPE, UFRPE, UPE e Univasf. Também os dois institutos federais, IFPE e IF Sertão-PE. (Fonte: JC Online)