O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa sexta-feira (7) que o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 foi prorrogado por uma semana. Agora, os candidatos têm até o dia 14 de junho para se inscrever. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Além da prorrogação das inscrições, outras datas importantes também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social podem ser feitas até o dia 14 de junho. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser realizado até o dia 19 de junho.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que a decisão visa a ampliar as oportunidades para os jovens se inscreverem no Enem. “Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação”, disse.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do participante (enem.inep.gov.br/participante) utilizando o login único do Gov.br. Aqueles que não lembram a senha podem recuperá-la seguindo as orientações da plataforma. Os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas não precisam pagar a taxa de inscrição. Quem não for isento deve efetuar o pagamento de R$ 85 via boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
A prorrogação do prazo também considera as dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, que foi atingido por enchentes em maio. Apesar disso, mais de 70% dos formandos do ensino médio na rede pública do estado já estão inscritos no Enem. Com mais de 20 anos de existência, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do exame são utilizados por instituições de ensino públicas e privadas como critério de seleção, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também são aceitos em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênios com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior em Portugal.