As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC) do governo federal, já têm uma data definida. Este ano, começam no dia 8 de maio a partir das 10h e vão até às 23h59 do dia 19 de maio, podendo ser feitas por meio da Página do Participante (sistema informatizado do governo federal).
Edital
O edital com os instrumentos normativos e cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ainda não foi divulgado pelo Inep no Diário Oficial da União (DOU).
Procurado pela equipe de reportagem, o Inep ainda não respondeu o questionamento sobre a demora da publicação do edital, nem sobre o Banco Nacional de Itens (banco de questões para a elaboração das provas objetivas do Enem).
Isenção da Taxa de Inscrição
O período para solicitar a taxa de isenção também não foi divulgado pelo Inep até o momento. A isenção da taxa do Enem 2023 poderá ser concedida aos seguintes estudantes (grupos prioritários):
- 3º ano do ensino médio em escola pública em 2023;
- Que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa dentro do grupo familiar do candidato interessado);
- Inscritos no CadÚnico.
Provas
As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro (dois domingos seguidos), e terão o mesmo formato das últimas edições do certame.
- 180 questões de múltipla escolha;
- uma prova de redação;
- 5 de novembro: Redação, Linguagem e Ciências Humanas;
- 12 de novembro: Matemática e Ciências da Natureza;
Principais datas
- Inscrições: 8 a 19 de maio
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro.
- Gabarito: 24 de novembro
- Resultado: 16 de janeiro e 16 de março (Fonte: Portal Nacional da Educação)