Quem ainda tem interesse em participar dos projetos culturais “Chorando no João” e “Orquestra Sanfônica do São Francisco” deve apressar-se em realizar suas inscrições. O prazo final para realização será nesta quinta-feira, dia 1º de novembro.
Ao todo estão sendo oferecidas 30 vagas para jovens instrumentistas, com idade entre 17 e 29 anos, com domínio intermediário de instrumentos como bateria, guitarras, baixo, flauta, sax, percussão e sanfona. Vinte vagas são para o “Chorando no João” e as outras 10 para a “Orquestra Sanfônica”.
“Passado o período de inscrição estaremos realizando uma seleção dos inscritos e iniciando as ações no dia 08 de novembro”, é o que garante o idealizador do “Chorando no João”, Celso de Carvalho. Segundo Carvalho, os selecionados participarão de uma oficina de chorinho com aulas práticas e reforço teórico, com ênfase em formação de repertório e técnicas de improvisação com duração de três meses.
De acordo com o idealizador e responsável pelo projeto “Orquestra Sanfônica do São Francisco”, Targino Gondim, os escolhidos para o projeto terão acesso a aulas práticas e reforço teórico sobre a sanfona, com ênfase em formação de repertório de show, com duração também de três meses. “Eles passarão a integrar a orquestra, que também é formada por sanfoneiros profissionais da região, além da participação em ensaios, formação de repertório e apresentação de estreia”, ressalta Targino, acrescentando que a data prevista para o início das atividades é o dia 08 de novembro.
Inscrições
As ações de ambos os projetos acontecem nas salas de oficinas e no Foyer do Centro de Cultura João Gilberto e na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – algumas ações do Orquestra Sanfônica – sempre às quintas-feiras. As inscrições podem ser feitas junto ao Centro de Cultura João Gilberto, das 9h às 13h e das 14h às 17h. Para os interessados no Projeto Orquestra Sanfônica do São Francisco, além do Centro de Cultura as inscrições também podem ser feitas pelo e-mail tocapranosdois@hotmail.com. Os projetos são realizados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Ministério da Cultura (MinC), através do programa “Mais Cultura”, edital Microprojetos do Rio São Francisco 2012. (Fonte: Enfoque Comunicação)