Proporcionar um espaço para discutir a formação inicial dos docentes e propostas pedagógicas que insiram o professor no cotidiano escolar durante a sua formação. Esses são alguns dos objetivos do 1º Fórum Regional das Licenciaturas, que será realizado de amanhã (8) até sábado (10), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. O evento acontece em paralelo aos seminários regionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de consolidação das Licenciaturas (Pró-Docência).
O fórum e os seminários regionais são promovidos pela Univasf, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (da Bahia e Pernambuco) e pela Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac).
De acordo com a assessoria do Fórum, haverá conferências, mesas-redondas, comunicações científicas, oficinas e rodas de conversa – entre outras atividades programadas. A conferência de abertura, intitulada “Formação de professores no âmbito do Pibid e Prodocência: perspectivas e desafios”, será ministrada pelo coordenador geral de Programas de Valorização do Magistério (Capes), professor Helder Eterno da Silveira. No sábado, as atividades encerram-se às 18h30 com a leitura da Carta de Compromisso que será assinada pelas instituições envolvidas.
“Estamos reunindo diversas instituições, não só da região, mas em nível nacional.Temos inscrições de Ilhéus, Salvador, Recife, Caruaru, entre outras cidades, e também dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas. A ideia é apresentar e conhecer as experiências de dois programas relevantes para a formação de professores, o Pibid e o Pró-Docência, que visam a assegurar a melhoria da formação inicial docente, possibilitando aos cursos de licenciatura repensarem suas propostas pedagógicas e colocarem os futuros professores dentro do cotidiano escolar durante todo o curso de formação”, destacou a coordenadora geral do Fórum, professora Maéve Melo.
A programação completa e nome dos palestrantes estão disponíveis no site do evento.