A 24 dias das eleições, o cenário eleitoral em Pernambuco apresenta uma nova configuração. Na terceira pesquisa eleitoral produzida pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), o candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) ultrapassou o adversário Armando Monteiro Neto (PTB) e atingiu 33% nas intenções de voto. O senador licenciado está com 31%.
Esta é a primeira vez que Paulo assume a dianteira na corrida eleitoral e passa Armando. No entanto, segundo os organizadores da pesquisa, a situação é de empate técnico, porque a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (11), pelo (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal Leia Já.
O postulante do PSOL, Zé Gomes, atingiu 1% na pesquisa. Os outros três candidatos – Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 13% do total. Entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 22%.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 30 de agosto, Armando estava com 32% das intenções de voto e Paulo Câmara com 28%. No primeiro levantamento, publicado no dia 2 de agosto, Paulo somava 10% das intenções de voto e Armando, 37%.
Ascenção e declínio
Segundo o economista e coordenador da pesquisa, Maurício Romão, o IPMN confirma o que outros institutos de pesquisa têm constatado: a grande ascensão de Paulo Câmara registrada depois da morte de Eduardo Campos e, por via de consequência, o declínio de Armando Monteiro.
“Mas não se pode deixar de levar em consideração fatores objetivos da realidade eleitoral que circunda o candidato do PSB: 21 partidos coligados, vários candidatos proporcionais, metade do tempo de rádio e TV, inúmeros prefeitos aliados, candidatura lançada por governador de grande popularidade e advinda de governo muito bem avaliado, além das próprias qualidades pessoais do postulante”, observou Romão.
O tempo da propaganda no rádio e na TV, em particular, tem sido importante para massificar a imagem do candidato do governo junto ao eleitorado, até porque nada menos que 73% dos pernambucanos responderam que assistem ou ouvem o programa eleitoral, todos os dias (12%) ou em alguns dias (61%). (Fonte: NE-10)
Pesquisas sem lógica: como é que pode em menos de uma semana um candidato ultrapassar o outro? merece credibilidade uma pesquisa como esta? e a do data folha? paulo abrindo vantagem de 6 pontos percentuais, sendo que a menos de uma semana atrás o mesmo instituto apontou empate técnico entre os dois candidatos? Se fosse um crescimento gradativo se apresentando há pouco mais d e um mês até que dava para acreditar, mas de uma hora para outra é sem explicação! É parece que o processo de canonização de Eduardo está mesmo surtindo efeito! São Eduardo já está operando até milagres! Votar por comoção é mais do que burrice!
Entenda como quiser viu Rafael?
vc é um apaixonado de um derrotado, saiba desde já…. já mencionei e ví em muitos comentários que vc é pé frio! quero vc longe de onde esteja votando! graças a deus que vc sempre foi do outro lado! Só ficou mesmo do lado da eleição deste prefeito e eu não!… com isso eu ganheí pq jamais votaria em uma pessoa que nada sabe de política e não tem senso administrativo e político, vende a cidade como se fosse um corretor de imóveis, e não tem responsabilidade com o coisa pública.
Se vc atribui ao ” processo de canonização de Eduardo” e com isso “chama o povo de burro”, saiba que nós do 40 sabemos que vc merece nosso desprezo e que uma tragédia se abata em sua família e de modo especial sobre você , se é que não já começou a acontecer@!
Quem profere palavras tão fortes quase que vibrando com a morte de Eduardo Campos , e dizendo que a vitória de Paulo Camara se deve ao milagre da morte dele, vc é um escarnio da sociedade…. um verme. merece ser pisado na cabeça.
pense bem e desapareça de cena …
Carlos Britto , por favor , não aceite comentários deste derrotado pela sorte, pois está maculando a honra de quem já morreu!
Nojo de você, seu pústula!
Sera que o dono do Instituto não é filiado ao PSB, pois que coincidência ou manobra politica, pois cresceu justamente os candidatos do PSB e ninguem mais entre os outros candidatos não cresceu… o mal desse povo (dos institutos) é pensar que enrola o povo, será que esse Instituto vai se pronunciar no dia 05 no final do dia para se desculpar ou a assinatura de incompetência e safadeza será o silencio… o PSB depois do dia 05 sera Partido Safado Brasileiro (PSB).
Armando está certo. Paulo não tem o que esconder? Responde: Quanto custou o avião? Porque empresas falidas pagaram o avião? Porque empresa de fachada que tinha um só empregado pagou R$ 30.000,00 (trinta mil reais)do parqueamento do avião por mês? De onde veio o dinheiro? Dinheiro não nasce em árvore.De quem era o DUDUVIAO? Ninguém sabe? Essa explicação nao cabe! Quem pagou? Ou será que alugou? Ou comprou? Muito confuso! Enrolou! E agora José, digo Paulo?? Vai ficar tergiversando, conversando besteira, asneira? Ou vai explicar para a sociedade brasileira??
Deixe de falar idiotices ! Eduardo era candidato a presidente e não a governador, a matéria trata da disputa pelo governo do estado. acredito que você consegue entender isso, ou não ????. em nenhum ponto foi mencionado disputa para presidente. são duas coisas diferentes, e se for para misturar aí você precisa cobrar primeiro resposta para escândalos na petrobrás, e a máfia das sangue-sungas do Humberto, além de outros dos seus “queridos” candidatos.
As pessoas nao entende mas com certeza paulo camara eo melhor.por isso deixem a memoria de Eduardo memoria paz e no dia 5 vt 40.!!!!!!!!!