O Instituto Sinapse, em parceria com o BioS, promoverá nesta quinta-feira (27), das 18 às 21h, o 1º Simpósio ‘MED: Caminhos para Aprovação em Medicina’. No evento estão confirmados sete palestrantes, entre eles a Professora Mary Ann Saraiva, Dionatan Boone (Brasília-DF) e o Dr.Américo Mota (do Instituto AMMO e CDI). Também farão parte desse rol de palestrantes o acadêmico de Medicina da Univasf, Hugo Gabriel, além de vestibulandos aprovados na Univasf neste ano – Mariana Braga, Júnior Dantas, Wanessa Almeida e Clara Pontes.
Segundo a Professora Mary Ann Saraiva, o Polo Médico Petrolina-Juazeiro, além de atender mais de 1 milhão de habitantes, já conta com 3 escolas médicas: Univasf, Estácio-IDOMED e Facape. “Além das vagas da Univasf, que são pelo Enem/Sisu, a Estácio e a Facape oferecem vagas pelo Prouni (bolsas) e FIES (financiamento), cujo critério de ingresso é a nota do Enem. Assim, o vestibulando de Medicina da região tem o Enem como principal acesso de quem quer estudar gratuitamente (Univasf ou Prouni). Na reta final, estratégia de estudo e direcionamento fazem uma enorme diferença no desempenho dos estudantes”, avalia.
Para fazer a inscrição no 1º Simpósio MED, basta acessar o link do BioS. O candidato pode se inscrever para vagas presenciais (limitadas) ou online (ao vivo). A inscrição custa R$ 15,00, cujo Pix será destinado à Fundação de Oncologia Casa Azul (CNPJ 46.761.909/0001-63).
Mary Ann acrescentou que, quem quer ser médico, deseja salvar vidas. “Doar os R$15,00 para pacientes em tratamento de câncer é poder já salvar vidas antes mesmo de ser médico ou médica”. A professora, inclusive, enfatizou que, o evento não se limita apenas aos vestibulandos de medicina, mas, seus pais também podem se inscrever para entenderem os caminhos para se conseguir a aprovação no curso, que é o de maior concorrência do Brasil e o sonho de tantos jovens e de suas famílias.
Em breve o curso de medicina estará saturado, como odontologia e outros mais já estão. A ganância sem planejamento. Já se pode pensar em proibir o acúmulo de dois vínculos públicos, para que assim se absorva os novos profissionais. Certamente haverá faculdades fechando as portas.