Representantes do Conselho Popular de Petrolina (CPP) que integram a Comissão Permanente ‘Todos pela PE-630’ cumpriram a missão em Brasília (DF), nessa terça-feira (15). Tendo à frente Rosalvo Antônio, um dos principais articuladores do movimento pela pavimentação asfáltica da rodovia, eles entregaram a ata referente à 12ª audiência popular sobre o tema – realizada no último sábado (12) no Campus Sede da Univasf, em Petrolina – no Ministério dos Transportes.
A comissão permanente está solicitando a federalização da PE-630, pois acredita que, caso isso aconteça, as obras finalmente saiam do papel. Na capital federal, o grupo foi recebido pelo assessor especial e pelo chefe de gabinete do ministro Renan Filho, respectivamente Eduardo Praça e Bruno Praxedes.
Os representantes do Ministério receberam o pleito e informaram que Renan Filho analisará tanto a possibilidade de o governo federal dar o suporte para que o Estado realize a pavimentação da PE-630, como fará estudos técnicos acerca de uma eventual federalização. A comissão ainda protocolou o documento junto à Presidência da República. A rodovia corta seis municípios sertanejos (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Ouricuri e Trindade) e se encontra praticamente intransitável.