Na manhã de hoje (29), André Amaral – coordenador da Campanha Nuclear do Geenpeace e Sérgio Leitão – diretor da Campanha do Greenpeace, acompanhados do presidente do Partido Verde de Juazeiro, Marcelo Junior e do militante Waldir Santos visitaram o Blog para convidar a população para um debate sobre a instalação da Usina Nuclear. O encontro acontece às 16h de hoje, no auditório da Uneb.
Segundo André Amaral, o debate visa esclarecer de forma imparcial o que é a tecnologia nuclear e a implantação de uma usina na região. De acordo com ele, a insegurança e o grande número de acidentes marcam as regiões que implantaram usinas. “Os vazamentos nucleares são cíclicos nas regiões que implantaram usinas mundo a fora, no Brasil esses vazamentos são muitas vezes omitidos e tratados com descuido. Além disso, vamos trazer transporte de material radioativo e lixo nuclear. Esse lixo não tem solução, ele fica por aqui, por centenas de anos, prejudicando várias gerações. A usina nuclear vai gerar energia elétrica da mesma forma que uma bomba nuclear, só que contida”, explica.
Sérgio Leitão comentou sobre os treinamentos de segurança que a população deve passar se a usina nuclear for implantada. “Com a usina nuclear também vem os acidentes, o risco da população adquirir câncer, a insegurança de que a qualquer momento pode tocar uma sirene e a comunidade ter que sair correndo da cidade para não se contaminar com a radioatividade. Juazeiro e Petrolina não precisam dessa usina”, afirma.
Sérgio ressaltou também que só quem vai ganhar com a implantação da usina são as multinacionais “Quem ganha dinheiro com isso são os estrangeiros, para o povo do Vale do São Francisco só vai ficar a insegurança e o risco de famílias inteiras morrerem de câncer”, concluiu.