Os internos do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ) já estão na expectativa pelo resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Este ano, 18 detentos fizeram a prova, que foi realizada dentro da própria unidade penitenciária.
O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita direcionada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. A proposta do exame é aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extraescolar.
Para obter a certificação, o candidato deve ter o mínimo de 100 pontos em cada uma das provas objetivas, e cinco pontos na prova de redação.
Segundo a equipe pedagógica do CPJ, o Encceja é aplicado em Juazeiro desde 2011. Ao todo, mais de seis internos já conseguiram alcançar a certificação.
Parabéns a toda equipe do Conjunto Penal de Juazeiro, especialmente o setor de Pedagogia e todo o corpo docente, a ressocialização passa necessariamente pela educação. Parabens ao blog pela divulgação.