O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) está solicitando uma intervenção ética no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Petrolina.
Por meio da resolução n° 11/2012, o Cremepe justifica que atualmente, da forma como está, não existe nenhuma condição do Samu funcionar na cidade, o que “expõe os pacientes a risco de morte”, ressalta a entidade médica.
Segundo uma fonte do Blog, a resolução do Cremepe não vai de encontro à decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Humberto Costa de Vasconcelos Júnior, o qual determinou ontem (12) que a Prefeitura de Petrolina restabeleça imediatamente todas as unidades básicas e a de Serviço Avançado (USA) do Samu, ou UTI móvel, conforme já tinha proferido o juiz da Vara da Fazenda Pública, Josilton Reis.
A intervenção do Cremepe passa a valer de imediato. Se o médico plantonista aparecer no Samu, localizado na Cohab Massangano, será punido. As informações dão conta de que, enquanto a UTI móvel não voltar a funcionar, a população de Petrolina não poderá contar com os atendimentos de urgência feitos pela equipe.
Como o desembargador do TJPE considerou o efeito suspensivo do município em relação à exoneração dos profissionais do Samu, o Cremepe deixa a critério do município recontratá-los ou contratar outros para o quadro.
É o caos verde…
E AGORA?? COMO FICA O POVO SEM O SAMU?? CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO??