Os empresários que desejam investir em Petrolina poderão conhecer melhor a cidade através do mapeamento econômico. A proposta foi feita pelo vice-prefeito Guilherme Coelho (PSDB), durante reunião com o diretor do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Sérgio Ferraro, em Fortaleza (CE). Os dois ainda discutiram outras ações que deverão estimular os investimentos no município.
O mapeamento econômico da cidade identificaria as áreas comerciais que mais necessitam de investimentos. “Seria uma espécie de carta de apresentação do município para os investidores interessados saberem onde aplicar os seus recursos”, explica o vice-prefeito. Para realizar a pesquisa, Guilherme sugere a participação de diversas instituições, como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Sebrae, Banco do Nordeste e a própria prefeitura.
Na mesma reunião, o vice-prefeito ainda cobrou algumas medidas para estimular o crescimento do agronegócio na região. As ações vão desde a desburocratização do acesso ao crédito, a redução das taxas de juros para antigas operações (hoje só obtida com os novos empréstimos) até a agilidade na análise de projetos do agronegócio. Também foram discutidas a implantação de mecanismos de repactuação de dívidas que atendam a pequenos, médios e grandes empresários, bem como a transparência no modelo de análise do limite de crédito. (Fonte/foto: Ascom PMP)