O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, de 8 a 22 de outubro, uma fiscalização em postos de combustíveis no Sertão do Estado. A ação teve o objetivo de verificar se os instrumentos marcavam corretamente a quantidade de combustível e de proteger o consumidor de possíveis irregularidades que lhes causem prejuízo.
Durante a blitz foram verificados 1.470 instrumentos, dos quais 293 foram reprovados. Dos 193 postos vistoriados, 97 apresentaram não conformidades. Entre as irregularidades detectadas estão o mau estado de conservação da bomba e vazamento de combustível. A ação também interditou 11 equipamentos por apresentarem erro de medição superior ao máximo admissível. Os postos foram notificados e têm até 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto.
De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a influir na quantidade de combustível entregue.
De acordo com o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins, o órgão vem trabalhando diariamente no combate às irregularidades com o objetivo de proteger o consumidor. “A confiabilidade das medições nas bombas de combustíveis é de fundamental importância para evitar possíveis prejuízos. Durante o abastecimento, é importante o consumidor observar se a bomba está zerada, se os dígitos estão legíveis e se existe o selo de verificação do Inmetro nas bombas, pois ele é a garantia de que o equipamento passou por verificação do Ipem”.O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br, e realizar sua denúncia.
Lista
Confira a lista de municípios em que ocorreram as fiscalizações:
Araripina; Betânia; Bodocó; Brejinho; Calumbi; Carnaíba; Cedro; Custódia; Exu; Flores; Granito; Ibimirim; Ipubi; Itapetim; Mirandiba; Moreilândia; Salgueiro; Santa Cruz da Baixa Verde; Santa Terezinha; São José do Belmonte; São José do Egito; Serra Talhada; Sertânia; Solidão; Tabira; Trindade; Triunfo; Tuparetama; e Verdejante.
Petrolina fora da lista!
Além do preço abusivo deve ter posto com bombas irregular. Cartel forte Petrolina e Juazeiro