Uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou bombas de combustíveis em 12 cidades do Agreste Pernambucano. A operação foi realizada de 14 a 27 de julho, com objetivo de verificar se os instrumentos marcavam corretamente a quantidade de combustível e proteger o consumidor de possíveis irregularidades que causem prejuízo.
Durante a ação foram verificados 575 bicos injetores, dos quais 67 foram reprovados. Entre as irregularidades detectadas estavam dígitos queimados e instalações elétricas em desacordo com as normas do Inmetro. A ação também interditou um equipamento por apresentar vazão de combustível abaixo do admissível. Os postos foram notificados e têm até 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto.
O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site e realizar sua denúncia. A lista dos municípios em que foram realizadas as fiscalizações é a seguinte: Panelas, Lagoa dos Gatos, Ibirajuba, Lajedo, Calçado, Jupi, São Bento do Una, Belo Jardim, Pesqueira, Sanharó, Alagoinha e Poção.