Os vinhos e espumantes fabricados na região foram o mais novo alvo do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) – Regional de Petrolina.
A equipe de fiscalização do órgão recolheu 15 marcas dos produtos fabricados em fazendas vitivinícolas entre os municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, onde a maior parte da produção desse tipo de bebida se concentra aqui no sertão. Em relação aos vinhos, tudo certo. Mas quanto aos espumantes, uma marca foi reprovada.
A divergência foi detectada após o aferimento da volumetria (quantidade do líquido na garrafa), que não estava compatível com as informações contidas no rótulo.
A empresa responsável pela marca (não revelada) terá agora dez dias para se defender. De qualquer forma será multada e a multa vai girar entre cem Reais e um milhão e meio de Reais.
Como é a primeira vez em que foi detectada a falha, a multa vai se basear nos argumentos repassados pela dona da marca. Mas, conforme a metrologista do IPEM, Maria Irenilce Patrício, a fiscalização sobre os produtos será periódica para evitar reincidências. “Se houve falhas, eles devem procurar corrigir”, justifica.
O coordenador do IPEM regional, Albecirone Cruz, aproveitou para explicar sobre o Sistema Gerencial Integrado (SGI), implantado na unidade de Petrolina. Através da informatização desse trabalho, as informações sobre irregularidades de pesos e medidas chegarão na mesma hora até a central do IPEM, no Rio de Janeiro. “Estaremos sempre em contato com todo o país”, informa.
Só não sabemos qual o espumante, por gentileza da para noticiar nesse blog.
Ipem /petrolina
Vai realizar blitz de produtos certificados nesta quinta feira no comércio da cidade ,principalmente aparelhos de linha branca como :geladeiras ,freezer ,microondas,condicionadores de ar ,parte elétrica ;fios lâmpadas ,parte de farmacia :preservativo para homem ,briquedos etc .
Gostaria muito de saber qual a marca. Compro sempre no site http://www.espumantesweb.com.br.