Mais um caso de fake news deixa a Prefeitura de Juazeiro (BA) em alerta – desta vez, no Instituto Previdenciário (IPJ). O órgão municipal desmentiu a falsa informação sobre um suposto aumento de 14% no Índice de Participação dos Servidores (IPS). De acordo com o IPJ, não há nenhuma intenção de majorar a parcela da categoria.
O diretor-presidente do IPJ, Marcos Jorge de Sá, esclarece que espalhar fake news é crime e pode resultar em prisão. “As notícias que circulam são infundadas e irresponsáveis, e não refletem a realidade das finanças e do planejamento previdenciário do município. Se houvesse qualquer possibilidade de aumento, isso passaria por uma série de procedimentos legais e discussões com todas as partes interessadas, incluindo a Câmara Municipal e a Procuradoria“, destacou.
O IPJ reforça seu compromisso com a transparência e o diálogo com os servidores. Qualquer mudança no Instituto será amplamente discutida e comunicada de forma oficial. A prefeitura pede que a população, antes de acreditar em notícias nas redes sociais, busque informações apenas em canais oficiais.