Em meio ao debate no julgamento de representação contra a propaganda da presidente Dilma Rousseff por uso de um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o candidato Aécio Neves, na noite desta terça-feira, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não se contiveram e usaram de ironia para se contraporem às declarações do ex-presidente.
Estava em julgamento o discurso feito por Lula em palanque em Belo Horizonte (MG) no qual, entre outras coisas, o ex-presidente pergunta onde estaria Aécio Neves quando a jovem Dilma Rousseff estava presa, lutando pela democracia no país.
Num tom irônico, o ministro Gilmar Mendes, depois de ouvir que à época Aécio teria 10 anos de idade, comentou que Lula não teria passado pelo bafômetro antes de dar tais declarações, provocando risos no ministro João Otávio de Noronha, que votava. Noronha fez questão de dividir com os colegas o comentário. Mas, cauteloso, acrescentou logo em seguida que não seria adequado seguir por esse caminho para também não baixar o nível do debate na Corte.
“O ministro Gilmar disse aqui se ninguém perguntou se o candidato, não o candidato, mas quem afirma (Lula), passou pelo bafômetro antes de fazer tal declaração. Mas, isso aí vamos cair no mesmo nível”, disse Noronha.
Gilmar fez o comentário quando Noronha lia a declaração de Lula que considerou mais ofensiva a Aécio. No discurso de Lula, usado pela campanha de Dilma no programa eleitoral, logo depois de perguntar onde estaria Aécio quando Dilma lutava pela democracia, foi dito que o comportamento de Aécio não seria o comportamento de um candidato ou de alguém que tem responsabilidade, mas de um “filhinho de papai”.
Declarações
O ministro Noronha, ao ler este trecho da representação, comentou que Aécio teria 10 anos à época, ou seja, que não teria como se cobrar responsabilidade de alguém com 10 anos e que, por isso, o uso desse trecho das declarações de Lula no programa em nada contribuiriam para a propaganda eleitoral. Foi neste momento que Gilmar Mendes comentou:
“E nem passou pelo bafômetro antes de falar isso…”. O julgamento desse recurso do PSDB já começou em tom elevado, com a defesa contundente feita pelo advogado Caputo Bastos que criticou duramente a fala de Lula, classificando a comparação entre a atuação de Dilma e de Aécio durante a luta contra o regime militar como algo “patético”. (Fonte/foto: Agência o Globo)
ESSE LULA É A CARA DE PAU NO SEU 1 GOVERNO UM JORNALISTA AMERICANO ESCREVEU UMA MATÉRIA PARA O MUNDO TODO LÊR NO QUAL AFIRMA QUE O PRESIDENTE LULA GOVERNA BEBADO.. TENTARAM EXPULSAR O JORNALISTA PARA E.U.A MAIS DIANTE DA VERDADE SE CALARAM PORTANTO ESTAVA SIM LULA GOVERNANDO BEBADO. ESSE SAPO BARBUDO É UM FALADOR CHEIO DE MENTIRA. NO DEBATE COM FERNANDO COLLOR NO QUAL ELE PERDEU COLLOR ENTROU NO DEBATE COM UMAS PASTA E FALOU QUE MOSTRARIA QUEM ERA LULA ,RESULTADO LULA SE TRANCOU NO BANHEIRO E SÓ SAIU POR QUE MERCADANTE O CONVENCEU A SAIR.( ESSE RELATO FOI DADO POR MERCADANTE A REVISTA PLAYBOY DA ÉPOCA E SÓ PESQUISAR NO GOOGLE QUE ENCONTRA).
AGORA O POVO TÁ CEGO, MAS ESSE CARA SEMPRE FALOU MERDA, DESDE AS ELEIÇÕES DE 89 ELE DAVA ENTREVISTAS COM NÚMEROS ABSURDOS SOBRE CRIMINALIDADE, CRIANÇAS NA RUA… ELE MESMO JÁ DISSE EM ENTREVISTA NO PASSADO QUE NÃO GOSTAVA DE LER, VIVE DO QUE OUVE DOS OUTROS, NÃO TEM OPINIÃO PRÓPRIA DE NENHUM ASSUNTO, É APENAS UM PRODUTO QUE O PT COLOCOU NA VITRINE E DEPOIS DE MUITO TEMPO O POVO COMPROU, ELE É UM PRODUTO DO MEIO. DILMA ESTÁ NO MESMO CAMINHO.
Pelo que eu sei, o Ministro Gilmar Mendes foi indicado por FHC.
Como sempre um tucano defende o seu preferido!
LULA BEBADO, TEM MAIS CREDITO DO QUE 10 AÉCIO SOBRIO,JUNTOS.
Não sejamos rasteiros, quem nunca consumiu ou consome bebida alcoolica? A diferença entre o Lula e o candidato, é que o Aécio bebe e dirige, a ainda com cnh vencida.
Acho que colocações deste nível, partindo de um ministro do supremo, não promovem em nada a credibilidade do Supremo. Liturgia zero na pustura deste senhor.
Eu fico a imaginar se o Lula bêbado, como insinuam, fez tanto como teria sido sempre sóbreo?