Uma das importantes entidades voltadas ao setor da agricultura familiar na região lançou, esta semana, os preparativos para seus 25 anos de existência, que serão comemorados no ano que vem.
O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) promoveu em grande encontro em Juazeiro, na tarde da última terça-feira (4),em Juazeiro (BA), que teve a presença de mais de 800 pessoas – entre agricultores familiares, representantes de organizações sociais, da igreja católica, sócios e colaboradores, da universidade, de movimentos sociais, entre outros.
Um dos presentes no evento, o chefe geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, definiu em poucas palavras tudo o que a entidade representa para a região. “O IRPAA nos orientou que não se combate à seca, não se combate um fenômeno natural”, afirmou. Ele destacou ainda que o Instituto tem ensinado que é preciso, antes de tudo, “valorizar e aprender com os conhecimentos que os agricultores já tinham, conhecimentos seculares. E somar este conhecimento com o científico, como também entender que as soluções não saem de uma bancada de um laboratório”.
Na última terça-feira (3) uma assembleia escolheu a nova coordenação colegiada do IRPAA. Cícero Félix será o novo coordenador geral, em substituição a Ademilson da Rocha, o ‘Tiziu’, que deixa o cargo após cumprir seus dois mandatos. Lucineide Martins continua como coordenadora administrativa e Tiago Pereira será o novo coordenador institucional do IRPAA. (Fotos/divulgação)