O efeito das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) aprovadas nesta terça-feira (13) pela Casa Plínio Amorim quase provoca cenas de agressão explícita.
Irritado com as críticas a seu pai, ex-vereador Adalberto Bruno, feitas pelo governista Ronaldo Silva (DEM), o integrante da bancada de oposição, Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL) partiu para as vias de fato e só não agrediu Ronaldo porque foi contido por outros colegas.
A confusão teve início depois que o governista saiu em defesa de Pedro Fillipe, líder do PSL na Casa, que foi duramente repreendido por Betão por ter votado favorável à CPI para investigar repasses federais – entre 2001 a 2008 – ao antigo Hospital de Urgências e Traumas (HUT).
Betão, que considerou a atitude “uma chantagem” da bancada governista por conta da CPI que vai apurar indícios de irregularidades do São João do Vale nos últimos três anos, disse claramente que Fillipe “mudou de lado”.
Em seu discurso, Ronaldo rebateu Betão ao afirmar que o líder do seu partido compreendeu a importância da CPI do Traumas. Mas quando disse que Fillipe está sendo tratado como “aliado do prefeito”, Ronaldo lembrou que o pai de Betão, Adalberto Bruno, também tomou posicionamento semelhante quando deixou o grupo do então prefeito Guilherme Coelho (PSDB).
O comentário deixou Betão revoltado, que interrompeu o discurso do governista e partiu para tirar satisfações. O líder oposicionista, Ronaldo Cancão (PSL), foi um dos que tentaram acalmar o colega. Somente após alguns minutos, a situação foi contornada. Conduzindo os trabalhos na Mesa Diretora, Cristina Costa disse (PT) criticou a postura de Betão, afirmando que tal atitude “só serve para desgastar a imagem do Legislativo” perante os petrolinenses.
Outro governista, Alvorlande Cruz (PRTB), também não poupou o vereador. “Isso aqui é um parlamento. Precisamos ser educados. O senhor tem de baixar mais a sua bola”, alfinetou. Ao retomar o discurso, Ronaldo Silva ressaltou não ter feito críticas pessoais ao pai de Betão – o qual disse, inclusive, respeitar muito. “O problema é que aqui tem vereadores que sempre criticam, mas quando a gente toca na ferida acham ruim”.
Emoção e lágrimas
Mais calmo, Betão reconheceu ter se excedido e pediu desculpas a Ronaldo e ao público presente à sessão. Ao justificar o momento de ira, o oposicionista desabafou: “Recebi (o comentário) como uma provocação. O calor da emoção me trouxe a esse tipo de discussão”.
Quando se lembrou do seu pai, Betão não se conteve e foi às lágrimas. E garantiu que nos três mandatos de Adalberto Bruno, sua postura na Casa sempre foi íntegra. “Tenho convicção de que não tem quem fale uma vírgula de alguma coisa errada dele, que ele tenha se vendido ou se corrompido, e que não tenha lutado pelo povo de Petrolina”, completou Betão.
OS VEREADORES DO CHEFE SÓ PORQUE TEM MAIORIA CUMPRINDO ORDENS DELE,SE NÃO CUMPRIR É PUNIDO,FICAM ZOMBANDO DA CARA DA OPOSIÇÃO QUE COMEÇOU COM O MAIOR NUMERO DE VEREADORES ELEITOS PELO POVO,HOJE É MINORIA,AGORA ESSES VEREADORES QUE FORAM ELEITO NA OPOSIÇÃO COM O VOTO DO POVO DE PETROLINA PRA SER OPOSIÇÃO E MUDARAM DE LADO DEVEM NO MINIMO PEDIR DESCULPAS A SOCIEDADE DE PETROLINA,E DIZER PORQUE ESTÃO DO LADO DA SITUAÇÃO CUMPRINDO ORDENS SUPREMAS,PORQUE O POVO VOTOU PARA QUE ELES FOSSEM FISCAIS DO POVO E NÃO PARA CUMPRIR ORDENS DO CHEFE TODO PODEROSO.RESPEITEM O POVO DE PETROLINA SENHORES VEREADORES QUE,MUDAM DE LADO,O PORQUE NINGUÉM SABE,DEVIAM EXPLICAR A POPULAÇÃO POR ESSAS ATITUDES E PEDIR DESCULPAS PUBLICAMENTE.
CHOROU? XIIIIIIIIIIIIIIIII
QUEM É RONALDO SILVA PARA FALAR DO EX VEREADOR ADALBERTO BRUNO??
NEM ELEITO FOI!!!
DAS COMISSÕES ESPECIAIS DE INQUÉRITOS
Art. 56. As Comissões Especiais de Inquérito serão criadas pela Câmara Municipal por prazo certo e/ou, por fato determinado, com a finalidade específica de apurar irregularidades atribuídas ao Executivo, à Mesa Diretora ou aos Vereadores.
§ 1º – O requerimento para constituição de Comissão Especial de Inquérito, devidamente fundamentada,deverá especificar necessariamente.
I – quanto às especificações:
a) – determinação do fato a ser investigado;
b) – números de vereadores que a constituirão;
c) – prazo de funcionamento;
II – quanto à aprovação:
a) o requerimento será deferido de plano pelo Presidente da Mesa,se for subscrito por um terço dos membros da Câmara.Uma vez protocolado o requerimento para constituição da Comissão Especial de Inquérito,é defeso a qualquer dos subscritores retirar da proposição a sua assinatura.
b) – o requerimento será discutido e votado pelo Plenário, quando não alcançar o mínimo de assinaturas fixado na alínea anterior.
§ 2º – Depois da aprovação por qualquer das formas previstas no parágrafo anterior, o Presidente da Câmara baixará ato a respeito, no prazo de quarenta e oito (48) horas.
§ 3º – Publicado o ato, os líderes das bancadas, no prazo de setenta e duas (72) horas, indicarão seus representantes à comissão, resguardada a proporcionalidade das representações. Nos termos deste regimento, o autor do requerimento deverá participar da comissão.
§ 4º – O trabalho das Comissões Especiais de Inquérito obedecerá às normas especiais previstas neste regimento e na legislação específica.
§ 5º – O Vereador denunciante, se for o caso,ficará impedido de votar sobre a denúncia e de integrar a Comissão Especial de Inquérito
§ 6º – No exercício de suas atribuições, a Comissão Especial de Inquérito poderá, observada a legislação específica, dentro e fora do recinto da Câmara, inquirir testemunhas, requisitar informações e documentos, realizar investigações e sindicâncias nos lugares em que se fizer necessária a sua presença para apurar irregularidades apontadas na denúncia, requerer a convocação de secretários municipais e tomar depoimento de autoridades.
I – aos acusados caberá sempre ampla defesa, para elaboração da qual e indicação de provas,será facultado o prazo de dez (10) dias úteis:
§ 7º – A Comissão Especial de Inquérito, ao final, redigirá relatório que concluirá por Projeto de Decreto Legislativo, se a Câmara é competente para deliberar a respeito, ou assinaladas as razões por que não apresenta, ou poderá ainda, tratando-se de crime de responsabilidade, configurado na competência do Judiciário, concluir por proposta, requerendo a abertura de inquérito policial ou instauração de ação penal pelo Ministério Público,na forma da legislação pertinente com a remessa do inquérito parlamentar realizado.
I – opinando a Comissão pela procedência das acusações, apresentará Projeto de Decreto Legislativo,sujeito à discussão e à aprovação do Plenário, independentemente de pronunciamentos de outras Comissões salvo deliberação em contrário da Câmara.
II – comprovada a irregularidade, a Câmara decidirá sobre as providências cabíveis no âmbito político administrativo,na forma da legislação pertinente,mediante Decreto Legislativo, aprovado por dois terços (2/3) dos Vereadores que a compõem.
QUEREMOS A CPI DO SÃO JOÃO,PELO QUE REGE O REGIMENTO DA CÂMARA.PORQUE PETROLINA ESTÁ MAL FALADA DO SERTÃO A CAPITAL,LEIAM AS NOTICIAS DAS OUTRAS CIDADES E VEJAM.HOJE MESMO UM REPÓRTER DA CAPITAL DISSE QUE O CIRCO NA CÂMARA DE VEREADORES DE PETROLINA ESTÁ ARMADO.VOCÊS IMAGINEM TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO OUVINDO ISSO.
OS VEREADORES DO CHEFE SE IRRITAM ATÉ COM PLATEIA,SE VOCÊS NÃO QUEREM NINGUÉM NA CÂMARA ASSISTINDO AS SESSÕES,FECHEM AS PORTAS E DISCUTAM PETROLINA SÓ ENTRE VOSSAS EXCELÊNCIAS.É INADMISSÍVEL VEREADOR BATER BOCA COM ALGUÉM NA PLATEIA SÓ PORQUE SE MANIFESTA.
VEREADORES ESTAMOS VENDO TUDO,MAIS FICAMOS CALADOS FAZ DE CONTA QUE SOMOS MUDO.
Betão, seu pai e vc , são pessoas descentes.
desclassificados, são os vereadores do lado de Julio Lóssio, inclusive os petistas… a população está super arrependida de ter colocados os vereadores da situação e alguns da oposição nesta cadeira da câmara. Sabe quem vai se dar mal nesta , a Tal da deputada Izabel Cristina…. vai pagar pela companheira amiga que ela tem na câmara. Vivem de bla bla blá , trololó, e guardando dinheirinho no bolso…
Os idiotas do partido é que se matam de trabalhar para sustentar um nome feio que elas hoje pegaram na cidade. Não tem volta… Júlio Lóssio vai cair… deixar de ser prefeito… tenho certeza disso… e quero ver a cara destes vereadorizinhos desclassificados…. Ibamar, o sobrinho,Pedro Felipe, Alvorlande, … Bom os dias estão contados .
é Geraldo você vai ter é que voltar para roça, mesmo mandar nos seus trabalhadores, ai você está obedecendo as cristinas,, e esquecer partido dos trabalhadores , quando você quiser continuar que isso é um vício quem não quer em Geraldo ser vereador,o que você vai dizer para os seus eleitores em que vergonha ggeraldo não envergonhe os irrigante não caba véio, não já abasta o que fez o osório, não em vergonha o agricultor.
Eita câmara que só me dá “orgulho”!
Acho uma pouca vergonha de todos inclusive de Zé Batista que não mede palavras para atacar seus colegas.
Vereador seje mais descente,seje mais humilde, conheço seu comportamento no CEFET.
“Como esperar grandes atitudes “
Que tal cassar os mandados dos vereadores que se submetem as vontades do chefe? Esses que foram eleitos pela oposição e descaradamente mudaram de lado? Falta de vergonha! Politiqueiros!
Piada! essa situação enfim foi vergonhoso.
GLORIA mARIA,
QUE OS ANJOS DIGAM AMEM a todas as palavras que vc disse. Que o Prefeito Pague mto caro todos os erros cometidos contra o povo de Petrolina. A mascara desses vereadores fracos cairam, pois nos estamos vendo todas as posturas. Justiça é o que queremos, esses veresdores manobrados por um desequilibrado, vão ter o troco. Sempre que é mostrado FALCATRUA desse Governo eles tentam mudar o FOCO da problematica mas, nos povão, não vamos engolir essas manobras politiqueiras e baixas.A CPI DO HUT FOI CONSTITUIDA SÓ PARA DESVIAR A ROUBALHEIRA DO SÃO JOÃO MAS, NOS ESTAMOS MTO DE OLHOS ABERTOS VIU SR. PREFEITO E SUA TURMA? VEREADORES APROVEITEM O EMBALO DAS CPIs E INCLUA MAIS UMA : A CPI DOS RECURSSOS PUBLICOS ENVIADOS PARA A CLINICA DE PROPRIEDADE DO PREFEITO QUE É INSTITUDO DE OLHOS E CLINICA DE OLHOS DO VALE DO SÃO FCO. AÍ VCS VÃO ENCONTRAR COISA FEIA. MESES QUE RECEBERAM DINHEIRO E NÃO PRESTARAM SERVIÇOS ,SEGUNDO INFORMAÇÕES DE GENTE LÁ DA SEC SAUDE. ISSO TAMBEM, SE CONFIRMADO, É ROUBO E DOS GRANDES QUE ENVOLVERÁ POLICIA FEDERAL POIS É VERBA FEDERAL. INVESTIGUEM E PUNAM O CABEÇA!
Senhores vereadores da oposição,não copiem a truculência do seu líder. Parlamentares tem que convencer pelo dialogo , e não por atitudes que não condizem com o decoro parlamentar. Lamentável.
Caro Betão, sou seu eleitor e desse voto tenho orgulho, seu Pai tando fez que até hoje continua uma pessoa do povo e querido por muitos. reflexo disso foi sua eleição. Contudo, todos nos ficamos constrangidos com as atitudes dos vereadores que se venderam e que hoje não fazem mais o papel ao qual lhes foram concedidos pelo povo. Estamos vendo de camarote (e nós lascando no final). Uma verdadeira QUADRILHA CRIMINOSA tomando de conta de nossa cidade. Petrolina Betão pede intervenção do Ministério Publico Federal. Isso aqui virou Galinheiro cuidado por RAPOSA.
de Adriana tenório ´pe muito garve. Provoquem o Minist´perio público Federal , estadual e polícia federal e tomem providencias contra a Clínica de Olhos que recebeu dinheiro federal
Acm ou Carlos Brito,
passem para Ronaldo Cancão , por favor, a denuncia de Adriana Tenório pois é muito grave. Provoquem o Ministério público Federal , estadual e polícia federal para que tomem providencias contra a Clínica de Olhos do vale do S Francisco e Instituto de Olhos que recebeu dinheiro federal e não prestaram o serviço público, receberam sem trabalhar.
Bonito para estes ]. Então trabalhem para o povo que estes agradecem ….pois pagam a estes profissionais para defendê-los.
Obrigada