Protestos de vaqueiros aconteceram ontem (11) em diversas cidades brasileiras. Em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) não foi diferente. Na cidade baiana, o atual prefeito, Isaac Carvalho (PCdoB), junto com o eleito Paulo Bonfim (PCdoB), se vestiram a caráter e se juntaram a outros adeptos da tradicional manifestação cultural, muito comum no Nordeste, percorrendo as ruas da cidade em protesto à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a vaquejada. A decisão, por enquanto, vale apenas para o Ceará, mas os vaqueiros acreditam que possa ser generalizada.
“Vaquejada, além de ser cultura, é um esporte e um lazer que emprega muita gente, gerando emprego e renda para quase um milhão de pessoas em todo o Nordeste. Novas técnicas de manejo têm reduzido muito a forma de como são tratados os animais. A decisão foi baseada nos autos do processo. Isso é uma questão cultural. Os juízes do STF precisam conhecer uma vaquejada para aí, sim, tenho certeza que mudariam de opinião“, declarou o prefeito. Ao final da manisfestação, que foi iniciada no Centro e finalizada no bairro Castelo Branco, houve discursos com a participação dos aboiadores. (foto/divulgação)
Vejam só: eles protestam e, ao mesmo tempo colocam cavalos SEM FERRADURAS para cavalgar nas avenidas cujo superfície está com temperatura altíssima.
No mínimo, é uma insensatez.
Acredito que o prefeito deveria se manter imparcial em momento como este, visto que ele representa não só pessoas que são a favor da vaquejada, mas pessoas que são contra também.
Totalmente contra a vaquejada, torço pelo fim dessa ABERRAÇÃO que chamam de ” esporte, cultura e não sei mas o quê………. me poupem.