Retomando as discussões sobre a instalação da Capitania dos Portos em Juazeiro (BA), o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) informou que vai a Brasília em busca de recursos orçamentários junto ao ministro da Defesa, Jacques Wagner, para a implantação da sede da Capitania no município.
Atualmente, a repartição marítima local é classificada como Agência Fluvial, mas a elevação da mesma à Capitania de 3ª Classe já foi aprovada.
O deputado estadual Zó (PCdoB) e Aurílio dos Santos Souza, membro da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), também defendem a instalação da autoridade marítima em Juazeiro, cuja repartição fluvial hoje é subordinada à Capitania de Pirapora (MG). O parlamentar relatou que a solicitação de apoio financeiro já foi oficializada ao governador Rui Costa (PT). De acordo com Zó, os dados econômicos do município, por exemplo, justificam a vinda de uma capitania para Juazeiro.
Vale ressaltar que, caso seja instalada a Capitania em Juazeiro, a região do Submédio do São Francisco ganhará mais oficiais, mais equipamentos, autonomia financeira e a implantação de uma Vila Militar – contribuições importantes para o desenvolvimento do trabalho. (foto/divulgação arquivo)