O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação Plínio Amorim, entregaram na manhã desta quinta-feira (11) à Juazeiro mais uma unidade de ensino totalmente reformada e ampliada. Além da Escola Municipal Educandário João XXIII, localizada no bairro Piranga, que ganhou estrutura nova, foi apresentada à comunidade a frota de veículos que está sendo renovada. O primeiro, dos três ônibus, adquiridos através do projeto “Caminho da Escola”, do Ministério da Educação, já chegou à cidade e fará o transporte de alunos na zona rural.
Emocionado, Plínio Amorim, relembrou a primeira visita que fez a escola. “Quando estive aqui não acreditava no que via. Uma unidade de ensino, dentro da cidade, em tais condições. Me lembro bem das palavras de uma professora que disse: se o senhor quiser entrar para a história da educação de Juazeiro, construa o muro desta escola. Esse é um dever de qualquer governo para com a sociedade, e não um favor. Dar dignidade e tratar com respeito as pessoas é uma obrigação. A única coisa que queremos com todo esse trabalho é que no fim de tudo o aluno aprenda e fique mais sabido”.
Sobre a renovação da frota e aquisição do primeiro transporte público escolar de Juazeiro Isaac Carvalho acrescentou, “a rede municipal de educação é muito grande, e precisamos estruturá-la para darmos respostas rápidas. Não podemos ficar esperando para resolver um problema em uma escola localizada nos bairros mais carentes ou no interior. Os alunos jamais devem ser prejudicados. Mais dois ônibus escolares chegarão em breve, atendendo a demanda do interior e servindo de apoio as atividades de campo da sede”.
Na reforma foram construídas sala de professores, laboratório de informática, ampliadas cozinha e secretaria, e os banheiros foram adequados com acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Além disso, a unidade ganhou uma pequena quadra, para realização de atividades esportivas e de lazer, e o muro foi levantado para dar segurança e tranquilidade às crianças e profissionais. As salas ganharam revestimento em cerâmica até uma altura de dois metros, pintura em esmalte, grade nas janelas, e a madeira do telhado tem proteção anti cupim.
Prezado Carlos,
Você teria mais fotos antigas desta escola?
Estudei lá em 1991… hoje, moro em Brasília, tenho poucas recordações.