Isaltino Nascimento diz que CPI na Alepe caberia para investigar verba federal ao Estado

por Carlos Britto // 04 de maio de 2022 às 18:47

Foto: reprodução/arquivo

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Isaltino Nascimento (PSB) – deputado estadual, previdenciário de carreira e militante em defesa do SUS – defendeu o Governo Paulo Câmara e rebateu a proposta de uma CPI para investigar os problemas na saúde, depois do rompimento de uma tubulação no teto do Hospital da Restauração (HR), que fez desabar uma parte do forro. “De fato é necessária uma CPI para investigar para onde vai a verba que o governo federal destinava à saúde do Estado. Disso a oposição não quer saber. Em 2008 havia um financiamento de 65% da rede estadual de Saúde por parte do governo federal, contra 35% do governo do Estado. Agora, Pernambuco custeia 68,8% da rede estadual de saúde enquanto o governo de Bolsonaro financia 31,2%”, afirmou.

O fato é que o governo de Bolsonaro tem faltado com a população de Pernambuco, enquanto o Estado vem crescendo os investimentos. No ano passado mais de R$ 3 bilhões foram aportados na saúde pública direto dos cofres do Estado”, afirmou.

O deputado disse que sempre esteve atento e denunciou o corte do orçamento do atual governo federal no custeio do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a poder cobrar explicações da bancada da oposição. “Se querem CPI, devem ir até Brasília atrás de saber para onde vai o dinheiro que antes era destinado à saúde. Certamente para bancar orçamento secreto e coisas do tipo”, alfinetou Isaltino. “A bancada da oposição jamais levantou a voz na Alepe para falar da CPI do genocídio promovido pelo governo Bolsonaro na pandemia, que carrega mais de 650 mil mortes nas costas. Também não fala do desmonte do SUS, das propinas da vacina”, continuou.

SUS

Isaltino disse no plenário hoje que, o que se ouve na Alepe são vozes que querem um outro tipo de saúde pública para Pernambuco e também para o Brasil. “São vozes que defendem a extinção do SUS, o fim do financiamento público para a saúde. Muitos se colocam como arautos da saúde pública e escondem que, na verdade, seus partidos querem o fim do SUS”, completou. (Fonte: JC Online/Blog de Jamildo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários