O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) encerra nesta sexta-feira (26) as atividades de aperfeiçoamento dos cadastros das famílias de agricultores ocupantes de imóveis rurais do Sertão do Pajeú. Esse trabalho, que começou no início da semana, acontece em conjunto com a empresa Geosolos nos municípios de Afogados da Ingazeira, Tuparetama e Santa Terezinha, compõe um conjunto de ações de acesso à terra que estão sendo realizadas em campo, de forma multidisciplinar. O objetivo é avançar os processos de regularização fundiária em 12 municípios.
As ações de campo estão sendo fortalecidas por meio de uma equipe técnica multidisciplinar formada por advogados, assistentes administrativos, técnicos agrícolas e de georreferenciamento. As atividades compõem o planejamento previsto no convênio firmado entre o Iterpe e a União com o objetivo de legalizar os imóveis rurais ocupados na região e beneficiar as famílias de agricultores com os títulos de propriedade devidamente registrados em cartório.
Entre os dias 8 e 17 deste mês foram realizadas fiscalizações do trabalho de geocadastramento no Agreste Meridional e Sertão do Pajeú.