O clamor pela emancipação de Izacolândia, na zona rural de Petrolina, não vem do nada. Os argumentos dos que defendem a “liberdade” do povoado, e que nesse momento estão nas ruas conclamando os moradores a defender essa causa, são muitos. E, diga-se de passagem, são bem razoáveis.
A começar porque nem Lagoa Grande – separada apenas por uma ponte do povoado – e nem Petrolina, cada uma com seus problemas, consegue atender os habitantes de Izacolândia como deveriam. O retrato disso é a falta de infraestrutura do povoado. Há problemas de toda ordem em várias áreas.
Mas não é somente em Izacolândia que a situação se repete. A coisa está bem parecida em comunidades como Quilômetro 25 (Projeto Maria Tereza), Bebedouro, Pontal e a região do sequeiro em geral (Cristália, Nova Descoberta, Capim entre outros).
Toda essa população faria parte da nova cidade que seria criada. Ou seja, já nasceria com cerca de 50 mil habitantes – bem acima dos 10 mil mínimos necessários pelo Congresso. E sede não precisa ser necessariamente em Izacolândia. Pode ser em qualquer localidade dessas.
Mas o mais importante, segundo Alírio Reis Carvalho, integrante da Comissão Pró emancipação, a região já tem: viabilidade econômica. “Um exemplo é o Pontal, o Quilômetro 25, o Bebedouro. Isso sem falar na Embrapa e na Codesvasf, que já dão um suporte importante à região”, pondera.
Já o produtor Aírton Júnior, conhecido por Júnior do Gado, ressalta outro detalhe significante em prol da emancipação. Toda a área dos projetos de irrigação citados, além de Izacolândia e o sequeiro, já possui várias construções, mas os proprietários, por sua vez, não têm as escrituras desses terrenos para dizer que são seus.
“A partir do momento em que se crie esse novo município, vamos gerar arrecadação de diversos impostos, permitindo que os donos dos terrenos possam registrá-los e construir suas casas. Podemos levar um programa de habitação, gerar empregos e renda nesse município e trazer as melhorias para o nosso povo”, argumenta.
o distrito so quer se separar.!?..porque julio permite o abandono das pessoas.isso e muita falta de compromisso?!.cade as promessas de campanha feitas a populaçao do local?trabaaaaaaaaaalha cabra!
Será que Petrolina vai querer perder 50 mil hab? Fora uma parte do PIB com toda essa área incluída! Bom quem viver verá!
maros vc não sabe o que fala, isso não deixa de ser compromisso até porque é a população que deseja essa amancipação, então……
Agora não tenho dúvida que a população do KM 25 (Maria Teresa), ou seja os projetos não vai querer ficar fora de Petrolina, aí temos que respeitar.
Vamos criticar mas com responsabilidade, o trabalho já começou.
Essa emancipação não sai , por diversos motivos ,e quem estar “mobilizando” a população sabe:
1) PERGUNTE SE O PESSOAL DO CAPIM , KM 25 , BEBEDOURO , NOVA DESCOBERTA E VIZINHANÇAS TEM INTERESSE EM DEIXAR DE PERTENCER A PETROLINA – POR PIOR QUE A SEDE DESTRATE-OS – E PASSAR A PERTENCER A IZACOLÂNDIA ? É MELHOR SER O ÚLTIMO DOS PRIMEIROS , QUE SER O PRIMEIRO DOS ÚLTIMOS…
2) DESAFIO A “MOBILIZAÇÃO” A POSTAR DADOS CONCRETOS E OFICIAIS , SEM A LOCAÇÃO DE DADOS DOS “SUPOSTOS-FUTUROS- POVOADOS ” , QUE OBEDEÇAM A LEI QUE REGE A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNÍCIPIOS !
Quando a “mobilização” postar os dados oficiais, mando mais 11 argumentos jurídicos que impedem a emancipação , no momento, de Izacolândia.
E mobilizando com Pão e Circo não pode ser levado a sério…
Cidade já ! EMILIANO PREFEITO
ÚNICO POLÍTICO QUE EU VI CUMPRIR PROMESSA.
VIMOS A NEGAÇÃO QUE FOI O MANIFESTO, NÃO TINHA NEM 1000 PESSOAS, CARRO CONTEI 19, E PESSOAS DE GRANDE PODER, COMO GONZAGA PATRIOTA, JULIO LÓCIO, NENHUM DOS COELHOS FORAM OU MANDARAM REPRESENTANTES.
FOI UM FIASCO, ADMITA SENHOR ALIRIO, E ELE ESTAVA AINDA COM SEU GRUPO PARTIDÁRIO DE LAGOA GRANDE, COMO DOTOR DE IOLANDA, VILMA DO SESP, ROBSON AMORIM, ERASMO FÁRIAS, QUE TEVE DE AGREGAR AS PESSOAS DE LAGOA GRANDE, POIS, NEM OS PRÓPRIOS MORADORES DO DISTRITO COMPARECERAM.
ESSE SENHOR QUE SE DIZ, PRÓ EMANCIPAÇÃO QUE PEGAR CARONA COMO FEZ NA EMANCIPAÇÃO DE LAGOA GRANDE.
Lembrem, IZACOLÂNDIA, não tem a menor extrutura para se tornar uma cidade, é duro mais é verdade, se pelo menos se desmembrasse de Petrolina para ser agregada a Lagoa Grande poderia até se pensar, mas cidade, JAMAIS.
SOU Felipe, e Gostaria de responder a esse tal de ESTRANHO> Parece até que ele entende de Argumentos Jurídicos, uma pessoa que não se identifica, não deve ser levado em conta, pois as críticas são infundadas. Seja homem e aparece pra sociedade, olha! se tu quer viver na ditadura, se muda pra os paises que ainda possuem esse regime, sei que tu não é daqui de IZACOLANDIA, pois os verdadeiros homens hontem mostraram a cara, marchando nas ruas, tira a mascara, espirito fraco, sem ascepção, sem compromisso, espero que a comissão, não dê atenção a esses babacas de piceudonimos, O POVO DE IZACOLANDIA FIRME E FORTE ESTARÃO NA LUTA, pois são pessoas inteligentes e guerreiras, há ESTRANHOOOO…….., vou reservar uma, cocheira de capim, pra alimentar BURRO assim como você! …
FELIPE ESTOU COM O POVO DE IZACOLANDIA.
Quem viu a passagem do manifesto observou o que faltou, FALTOU:
* PESSOAS, pois no máximo tinha entre 700 e 1000 pessoas;
* Empolgação dos que estavam presentes, não existia ânimo;
* Carros, se tinha, era no máximo 20;
* Representantes dos poderes de situação e oposição;
* Mídia falada e escrita, nenhuma esteve;
* E mais, no mini-trio o que se tocava e ouvia, era: RALA A TCHECA NO CÃO, KU DURO, isso são músicas para se ouvir numa manifestação pró-emancipação, cadê as músicas de Milton Nascimento, LUiz Gonzaga, cadê a música popular brasileira.
* O povo tem que primeiro aceitar, faça-se uma pesquisa ou um plebiscito pra ver o resultado.
É MEU POVO, RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE NÃO, fiquem quietos e esqueçam esse sonho impossível.
KaKaKa… muito engraçado o comentário das músicas ri muito mesmo! Mas voltando ao assunto sério, se Izacolândia quer se emancipar deixa. Pelo que tomei conhecimento é um local esquecido por Lagoa Grande (essa esnoba a comunidade) e Petrolina (não dá a atenção devida talvez pela distancia ou pelo poder público mesmo). Será mais um Município para o estado. Agora o que deve ser explanado são questões de sustentação como economia (do que irá viver a cidade), poder municipal (quem irá administrá – la), e se tem população suficiente (já mencionado que teria 50 mil hab.), o nome da cidade (acho Izacolândia um nome estranho tudo bem que foi uma homenagem mas se fosse assim teríamos uma Domalândia no Vale ou seja a Petrolina de hoje no entanto se o povo aceita isso é inquestionável) e o principal se o povo quer esse desmenbramento se assim for Boa Sorte a população!
Caro amigo é o POVO quem não quer, a justiça que não permite por conta dos trâmits legais, que nenhuma das regras a serem cumpridas, Izacolândia tem condições ou mesmo consegue sanar.
Veja como são as regras para um país ser sede de Olimpiadas e Copa do Mundo, a mesma coisa é para ser cidade, existe um monte de exigências, e nenhuma, ou quase nenhuma Izacolândia consegue cumprir.
Mas lembrando a vc Feeling, muito pelo contrário, Izacolândia depende e muito de Lagoa Grande e essa cidade não esqueceu dela não, o comércio, a saude tudo a grande maioria do distrito depende mais de Lagoa Grande do que da sede que é Petrolina.
E o posto Fiscal que arredaca muito dinheiro, vc acha que Petrolina vai deixar de arrecadar essa grana e dispensar para um distrito desmembrado, isso é NUNCA.
Então tah okay… eu não conheço o distrito me baseei apenas pelas noticias e comentários aqui postados! De qualquer forma a decisão não depende de mim nem de outras pessoas que aqui são contra ou a favor, vamos ver o que vai dar e você tá certo mesmo tanto é que logo no inicio perguntei se Petrolina iria querer abri mão de muitas coisas!
Gostaria que a Comissão responsável pelo processo de independência de Izacolândia esclarecesse a população qual o objetivo da emancipação já que a referida comissão diz que “NECESSARIAMENTE A SEDE NÃO PRECISA SER EM IZACOLÂNDIA” e sim em qualquer localidade. Como essa comissão quer que o povo de Izacolândia participe de projeto que é contrário a vontade de Nova Descoberta e Cristália de agregarem ao novo município. Algum coisa precisa ficar clara para a sociedade de Izacolândia, quando vocês falam de viabilidade econômica e cita em particular a Embrapa e CODEVASF vale salientar que essas empresas não geram recursos econômicos e sim capital social a exemplo da Embrapa que para cada REAL investido gera R$ 18,00 e cerca de 77000 empregos. Quanto a CODEVASF, a informação também não é verdadeira uma vez que a mesma administra os projetos de irrigação e sua SEDE administrativa fica localizada no centro de Petrolina. Juntando as duas empresas e todas as despesas com compras de materiais, insumos e consumo pessoal dos seus funcionário os mesmos ocorrem nos grandes centro e não em Izacolândia. Concordo com o comentarista ACORDA ALÍRIO quando afirma que não havia nenhuma autoridade política presente a manifestação pró emancipação. Quero lembrar que políticos ligados ao Presidente da Associação por uma questão de fidelidade até porque o mesmo apoio as candidaturas deles como é o caso da Deputada Estadual Isabel Cristina e a Vereadora Cristina Costa. Os únicos que enviaram representantes foram o Deputado Federal Gonzaga Patriota na pessoa de Afonso e o Deputado Estadual do PCdoB que enviou o Sr. Jerônimo e Robério. Se querem fazer um estudo de viabilidade eu concordo, mas é preciso consultar as pessoas que estão nas outras localidades, assim como o comentarista ESTRANHO fala: Pergunte as pessoas. Talvez o atual prefeito de Petrolina apóia essa idéia, mas é como forma de se livrar de um problema e deixar que o povo que já sofre o descaso de poder público de Petrolina, imagine entrar no processo de emancipação sem nenhuma estrutura inicial. Sugiro a população de Izacolândia que a carreata feita em pró da emancipação seja realizada no centro de Petrolina em pró de melhoria na estrutura de Izacolândia tal como: SAÚDE, ESCOLA, TRANSPORTE PÚBLICO, SANEAMENTO, PAVIMENTAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA, quando tiverem uma base consolidada é hora de buscar outros horizontes entre eles o de tornar Izacolândia Distrito e em seguida emancipá-la. Porque da forma dita podemos chamar emancipação de NOVA DESCOBERTA e de CRISTÁLIA, já que não tem definição da sede.
Kros amigos, ao contrario de muitos que aindam estão contra e criticando o lindo ato que ví, eu que alí no momento estava de passagem, emocionei-min com tanta gente, carro poderia ser pouco, mas a multidão era pra mais de 5 mil pessoas, conheço a localidade, tem sim estrutura pois lagoa grande tinha muito menos potencial do que os postulantes atuais, ví impolgação, criatividade, a musica LUZ DIVINA, de ROBERTO CARLOS, ao qual abriram louvando a DEUS, estava muito linda, o povo foram guerreiros, não é sonho não, eles tem razão, tudo começa de lutas como essas, o Alirio ao iniciar o mesmo movimento como esse em lagoa grande, não houve quem acreditasse, não tinha se quer 200 pessoas nas passeatas que realizavam, e izacolandia a emencidão dava pra mais de 5 mil, isso é sinonimo de vitória, mas como na vida tudo tem seu lado oposto, é provável que se tenha ideias contrarias e várias a favor, nesse jogo da vida, assim como venceu Lagoa Grande, que pouco acreditava nas prerrogativas de Alirio, hoje é liberta e está em seu 03 mandato, porem acredito e torço por IZACOLANDIA.
A GRANDEZA DO EVENTO FOI TÃO IMPOLGANTE, QUE NÃO HOUVE A COMPRA DE PESSOAS EM TROCA DE GASOLINA, COMO ACONTESSE NAS ELEIÇÕES, ONDE O NUMERO DE CARRO É EM FUNÇÃO DE TANQUE CHEIO, HOUVE A BOA VONTADE VOLUNTARIA DO POVO, QUE FORAM EM SEUS CARROS SEM A INDECENCIA DOS DESMANDOS DESONESTO DA ESTRATEGIA GASOLINA, ISSO CONTA MUITO, É IMPORTANTE FRISAR MUITO BEM ISSO NÃO ACHÃO, E O POVÃO HÁ MARCARAM PRESENÇA.
Este movimento é tão político que já se comenta que deverá ser o futuro prefeito. Assim não dá.